• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/02/2017
Pais e Alunos

Ciência em Show: assista a websérie “Se Liga Na Ciência”

Em seis episódios, físicos revelam curiosidades e ensinam a fazer experimentos em casa

Os alunos da rede estadual paulista curiosos e apaixonados por ciências podem assistir aos seis episódios da websérie “Se Liga na Ciência”. Na série, três físicos revelam curiosidades e ensinam a fazer experimentos simples que podem ser realizados em casa. Confira:

Você sabe qual o formato aparente da Terra?

No primeiro vídeo da série, o grupo de cientistas ostenta, por meio de experiências simples, mas com fundamentos científicos, o legado que o matemático Eratóstenes deixou, demonstrando que a real forma da Terra pode ser provada usando apenas uma vareta e um pouco de raciocínio. Assista aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E as formas de representação do Planeta?

Embora o globo terrestre seja a representação mais fiel do planeta, a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. No segundo vídeo da série, os três físicos mostram, com experimentos simples, como e porquê se fez necessário transformar o globo em um planisfério. Mas afinal, você sabe o que é um planisfério? Clique aqui que eles te explicam.

Aprenda a fazer uma bússola

Com certeza você já ouviu falar deste instrumento de orientação e sabe até como usá-lo. Então, por que não fazer a sua própria bússola em casa? Saiba como, com os pequenos experimentos realizados pelos físicos no terceiro filme da série. Assista aqui e aprenda.

Aprenda a fazer um relógio de sol

O relógio de sol foi uma das primeiras ideias que o homem teve para caracterizar a medição do tempo. No quarto capítulo da série, físicos ensinam como fazer a sua própria ferramenta de medição do tempo com um simples experimento. Clique aqui e assista.

Você conhece os ciclos hidrológicos?

Variações climáticas ocorrem devido ao ciclo da água na natureza. Com isso, os seres vivos se desenvolvem, e os rios, mares, oceanos e lagos se abastecem. Mas para tudo isso acontecer existem várias etapas deste ciclo hidrológico, você lembra quais são elas? Os físicos te ajudam a lembrar. Clique aqui e assista.

Consumo sustentável

Economizar, racionar e reutilizar a água são os temas do último capítulo da série. Os três físicos do programa “Ciência em Show” mostram como um simples gesto, como reduzir o tempo no banho, pode economizar uma parcela significativa deste recurso tão precioso. Clique aqui e assista.