• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/09/2018
Ensino Médio

Cinco dicas para você mandar bem no Enem 2018

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro

Uma das principais portas de entrada para o ensino superior, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A redação é sempre um dos grandes desafios para os estudantes já que a produção do texto tem o peso de 1 mil pontos, somados ao valor da prova objetiva. Escrever uma boa redação exige muita atenção e prática.

Para que os estudantes da rede estadual de ensino garantam uma boa pontuação, confira algumas dicas:

Tipo textual da redação: os candidatos devem fazer um texto dissertativo-argumentativo. Para uma redação opinativa é necessário organizar a defesa de seu ponto vista. E, claro, não esquecer de dar um título a redação.

Tema: se você não entender o enunciado, leia novamente para não fugir do tema. Intensifique a leitura sobre atualidades para ficar por dentro dos principais assuntos.

Gírias e clichês: utilize a norma culta da língua portuguesa. Não utilize gírias, frases feitas e clichês.

Revisão: para evitar a perda de pontos, fique atento aos erros gramaticais, como acentos, vírgulas fora do lugar e palavras inadequadas, por exemplo.

Expressões redundantes: nada de “sair pra fora”, “subir para cima”, nem “descer para baixo”. Cuidado com termos usados no texto.