• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/09/2024
Notícia

Cinco estudantes da rede estão entre os finalistas do concurso de redação do Hospital do Amor de Barretos

Alunas são das cidades de Penápolis, Pirassununga, Ribeirão Preto, Mogi Mirim e Avaré

Entre os seis finalistas do 12º Concurso de Redação do Hospital do Amor de Barretos, cinco são alunas de escolas estaduais. A premiação está marcada para esta sexta-feira (6), na sede do hospital, no interior do estado, e será acompanhada pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder.

Em 2024, as produções textuais dos concorrentes foram baseadas no tema central do concurso “Infecção e Câncer: Cuide, Previna e Combata!”. Para apoiar a participação, alunos e professores orientadores receberam materiais didáticos sobre a temática.

Para a etapa final, foram selecionadas duas redações de cada uma das três categorias – 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (veja lista abaixo). Neste ano, todas as seis redações finalistas são de estudantes mulheres. As cinco alunas das escolas estaduais selecionadas para esta fase são das cidades de Penápolis, Pirassununga, Ribeirão Preto, Mogi Mirim e Avaré.

Todas as alunas finalistas, seus professores e professoras foram convidados a participar da cerimônia de premiação e a uma visita monitorada ao Hospital do Amor. Durante a visita monitorada, as finalistas poderão desenvolver atividades científicas e laboratoriais, e serão estimuladas a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que provocam o câncer e as medidas de prevenção à doença. 

“Será uma honra participar da etapa final do concurso de redação do Hospital do Amor, uma iniciativa que se alia às ações que temos nas nossas escolas estaduais para valorizar a prática da produção textual, isso conjuntamente a uma temática tão desafiadora”, avalia o secretário da Educação, Renato Feder. 

O secretário destaca, ainda, que 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio desenvolvem redações nas aulas de língua portuguesa e redação por meio da ferramenta Redação Paulista. Em 2024, já são mais de 7,3 redações produzidas e corrigidas.

Desde 2016, o concurso de redação do Hospital de Barretos é aberto a todos alunos das 91 Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e matriculados nas redes municipal e particular de Barretos. 

Confira a lista de alunas finalistas do concurso de redação do Hospital do Amor:

Olimpíada de Redação

Neste ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplicou a 1ª Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais no mês de agosto. No total, 2,4 milhões de estudantes participaram da ação que visa fomentar a escrita dos estudantes, desenvolver as competências e as habilidades relacionadas à  língua portuguesa e produção textual e reconhecer jovens talentos da escrita. 

Na olimpíada, cerca de 125 mil estudantes serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze em todo o estado. Eventos para a entrega de medalhas estão previstos para o mês de novembro.