quinta-feira, 12/01/2017
Pais e Alunos

Cinco filmes brasileiros para assistir durante as férias e aprender

Lista inclui filme indicado ao Oscar e vencedor do Festival de Berlim

Com o tempo livre, alunos da rede estadual de São Paulo podem aproveitar para conhecer um pouco mais do cinema nacional. Rico em filmes sobre momentos históricos e personalidades brasileiras, as produções também são uma opção para entreter. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado elaborou uma lista com cinco filmes brasileiros, incluindo indicado ao Oscar e vencedor do Festival de Berlim:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Batismo de sangue: ambientado no fim dos anos 60, o filme mostra o envolvimento da Igreja na luta contra a ditadura militar no Brasil e o apoio aos grupos de luta armada. Para os interessados no período, o filme ‘O que é isso, companheiro? ’ também é uma boa dica. Candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998, a obra narra a história do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.

Carlota Joaquina: embora seja um filme satírico, o longa aborda importantes aspectos da história brasileira, como a transferência da família real portuguesa ao Brasil, a transformação do Rio de Janeiro para o recebimento da nova corte e, principalmente, a relação entre Dom João e a “Megera de Queluz”.

Olga: a história da judia alemã Olga Benário é o tema central do filme. Companheira do militante Luís Carlos Prestes, Olga sofreu nas mãos do governo Vargas e foi deportada para a Alemanha Nazista. O filme também mostra mais sobre o envolvimento brasileiro na segunda guerra mundial e as políticas das décadas de 1930 e 1940.

Central do Brasil: como é a vida de pessoas que precisam sair de seus estados para encontrar uma vida melhor em outro lugar? O filme aborda questões como as diferenças regionais, o analfabetismo e a identidade cultural dos brasileiros. O longa de Walter Salles é um dos mais premiados do cinema nacional, incluindo Festival de Berlim, Globo de Ouro, BAFTA e Havana. Além disso, Fernanda Montenegro foi a única indicada ao Oscar de melhor atriz por atuação em língua portuguesa.