• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/06/2017
Ensino Médio

Cinco filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

Filmes aumentam a bagagem cultural dos estudantes e contribuem para os estudos

Filmes podem ser muito mais do que uma opção de entretenimento. Documentários, animações, curtas e longas-metragens podem ser fontes de conhecimento, principalmente quando retratam momentos históricos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho, a Educação selecionou cinco filmes brasileiros para aumentar o repertório dos estudantes e ajudá-los na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para os demais vestibulares. Confira:

1) Independência ou Morte – Com direção de Carlos Coimbra, o filme mostra o processo de independência do Brasil. Dom João VI é interpretado por Manoel da Nóbrega, Dom Pedro I, por Tarcísio Meira, José Bonifácio, por Dionísio Azevedo, e Marquesa de Santos, por Gloria Menezes. O filme é de 1972 e tem duração de uma hora e 48 minutos.

2) Olga – O filme narra a história de Olga Benário Prestes (Camila Morgado), militante comunista alemã de origem judaica. O longa traça a trajetória da revolucionária desde a sua adolescência em Munique e o romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) até o nascimento de sua filha Anita Prestes e sua morte em um campo de extermínio durante o regime nazista. O filme é de 2004, a direção é de Jayme Monjardim e a duração é de 141 minutos.

3) Revolução de 30 – Todo em preto-e-branco, o documentário de Sylvio Back trata do movimento tenentista e da Revolução de 1930, com comentários dos historiadores Bóris Fausto, Edgar Carone e Paulo Sérgio Pinheiro. O documentário é de 1980 e tem duração de duas horas.

4) Senta a pua! – Neste documentário de 1999, Erik de Castro descreve a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (Força Aérea Brasileira) na Segunda Guerra Mundial. Com 112 minutos de duração, o documentário é baseado no livro homônimo do brigadeiro Rui Moreira Lima.

5) For All – O Trampolim da Vitória – O filme evidencia como a construção da base militar Parnamirim Field, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, afeta a vida das famílias locais. De repente, os brasileiros se deparam com dólares, eletrodomésticos, o glamour da cultura de Hollywood, músicas norte-americanas e a sensualidade de cantoras e atrizes famosas. De 1997, o filme ganhou diversos prêmios no Festival de Gramado e no Festival de Miami. A direção é de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda e a duração é de 95 minutos.

Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho porque foi nesta data, em 1898, que o italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens com um cinematógrafo no Brasil. O equipamento capturou o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.