Mais do que uma forma de lazer, o cinema é uma fonte inesgotável de conhecimento e reflexão. O Meio Ambiente tem sido uma discussão permanente em diversos meios, inclusive nas telonas. Talvez o expectador nem perceba, mas existe uma mensagem e um apelo sustentável em muitas produções.
Veja abaixo alguns filmes que abordam a sustentabilidade e questões como o lixo, desperdício, consumo irresponsável e animais em extinção.
WALL-E
A história se passa num futuro distante, em que, com a ajuda de uma megacorporação, a Buy-n-Large, o consumo irresponsável deixou a Terra soterrada em lixo.
Rio
O filme chama a atenção para animais ameaçados de extinção, com a história de Blu, uma arara azul, que vive no interior dos Estados Unidos. A convite de uma cientista, a ave viaja para o Brasil com o objetivo de cruzar com a única arara de sua espécie ainda existente.
Lixo Extraordinário
O artista Vik Muniz uniu o lixo à sua arte quando documentou a trajetória dos resíduos despejados no Jardim Gramacho. O lixo foi transformado em imagens dos trabalhadores locais. O documentário chama atenção para a realidade sobre as condições críticas de pobreza e saneamento agregados sob a perspectiva da disposição dos resíduos.
O Dia depois de amanhã
De maneira objetiva, a produção retrata os efeitos catastróficos do aquecimento e esfriamento global. Ao realizar uma expedição, o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) faz perfurações para colher amostras de gelo, quando uma camada se rompe. A partir daí, o clima violento provoca destruição em massa por todo o mundo.
Uma verdade inconveniente
O documentário apresenta uma série de dados para comprovar a relação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera. A análise do aquecimento global mostra uma escala progressiva acelerada.