Neste final de semana o Visão do Futuro realiza mais um mutirão para atender cerca de cinco mil alunos de 211 escolas estaduais localizadas na capital. Os pequenos, com idades entre 6 e 7 anos, passarão por consultas oftalmológicas em unidades de saúde conveniadas ao programa, voltado a alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo.
Antes de serem encaminhados para o atendimento, os estudantes passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, são selecionados aqueles que apresentaram dificuldades para leitura, além daqueles que já usavam óculos ou apresentavam algum sinal de problema oftalmológico.
Após a consulta, caso haja necessidade, as crianças recebem gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é que 74 mil crianças da rede estadual passem pela triagem nas escolas e que aproximadamente 20 mil recebam atendimento oftalmológico.
Para participar dos mutirões, que acontecem entre 9h e 17h, os alunos devem ir acompanhados pelos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus familiares recebem transporte e lanche e têm o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolvem atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.