• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/03/2006
Últimas Notícias

Cinco mil professores da rede estadual participam de Congresso Internacional de Educação

Encontro no Ginásio de Esportes do Ibirapuera reuniu quase 11 mil educadores das redes pública e privada Refletir sobre a leitura a partir do diálogo entre o autor, o leitor […]

Encontro no Ginásio de Esportes do Ibirapuera reuniu quase 11 mil educadores das redes pública e privada

Refletir sobre a leitura a partir do diálogo entre o autor, o leitor e os contextos de produção e circulação. É para isso que aproximadamente 10 mil 750 pessoas lotaram o Ginásio do Ibirapuera nesta terça-feira, dia 14, durante o IV Congresso Internacional de Educação. Desse total, cinco mil são professores da rede estadual. O evento é uma iniciativa da Fundação Santillana e da Editora Moderna, em parceria com os Governos dos Estados de São Paulo e da Bahia, e conta com o apoio d a OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, além das editoras Salamandra e Objetiva.

A Secretaria de Estado da Educação foi representada pela diretora de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), profª Leila Iannone. “É muito importante esse encontro porque as políticas públicas desse Estado têm como meta prioritária a questão da leitura e da escrita e o desenvolvimento do letramento. E há um ponto muito importante neste evento: o fato de que o Estado – para cumprir bem o seu papel e avançar rapidamente – não pode prescindir de parcerias com a sociedade civil, com as instituições não governamentais, de modo que numa sinergia e no esforço conjunto possa alcançar metas como essa que é o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos alunos, não só da rede pública, mas de todos os cenários educacionais”, explicou Leila.

Estímulo

A experiência vários anos em sala de aula fez com que Leila se sentisse à vontade para falar com colegas de profissão. “Parabéns educadores. Sinto-me honrada de ser professora junto com vocês. Desejo um dia muito pródigo de contribuições e que vocês saiam renovados, energizados para essa tarefa de todos os dias, mesmo que no anonimato da sala de aula. Tenham a certeza de que esse trabalho é reconhecido, de que ele vale a pena, de que vocês valem a pena.”

A vice diretora da Escola Estadual Anísio José Moreira, Helaine Donaire Pastore, que veio de Mirassol, no interior do Estado especialmente para o Congresso, fez questão de dizer que não perderia a oportunidade por nada. “Eu acho muito importante isso que está acontecendo, e quero que eventos como este se repitam todos os anos porque o professor necessita muito de informação. No interior ficamos um pouco afastados, então é bom participar de uma reunião como esta. Aqui a gente tem como trocar informações com outros profissionais da área.”

Objetivo

O tema do IV Congresso Internacional de Educação, “Tempos, Leitores e Leituras”, tem como meta promover uma reflexão sobre a leitura a partir do diálogo entre o autor, o leitor e os contextos de produção e circulação. Na ocasião, serão discutidas as estratégias que facilitam a compreensão dessas relações, auxiliando o leitor a atribuir significados a textos de todas as épocas.

Segundo Mônica Messemberg, diretora de relações institucionais da Editora Moderna, o evento é um investimento da empresa na formação do professor. “É uma ação que comprova que parcerias entre os setores público e privado têm muito a oferecer para a construção de uma educação de qualidade”, afirma.

Edição paulista

Logo após a cerimônia de abertura no Ginásio do Ibirapuera a escritora espanhola Rosa Montero, autora de livros como “A Louca da Casa” e “La Hija del Canibal” iniciou a palestra “Uma História da Leitura”.

O IV Congresso Internacional de Educação receberá, nas duas capitais, cerca de 12 mil de profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, gestores de escolas, autoridades e acadêmicos, entre outros. O novo encontro está marcado para o próximo dia 24, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Na capital paulista, os educadores que passaram o dia no Ginásio do Ibirapuera saíram satisfeitos. Um exemplo disso é a diretora da Escola Estadual Miguel Sanches Ruiz, de Santo André, Miriam Pinheiro. “Precisamos estar por dentro do que acontece não só aqui no Brasil. Em São Paulo a gente está bem a par das coisas. O Estado promove capacitações, cursos… Eu mesmo estou no curso de gestão me aprimorando bastante. Mas acho que a gente tem de saber o que acontece pelo mundo. No Congresso eu tenho a oportunidade de contemplar o que acontece na América Latina também. Eu acho primordial porque nós somos países vizinhos e eu acredito que uma coisa que esteja acontecendo de bom lá poderia ser implantada aqui também”, completou Miriam.

Serviço

IV Congresso Internacional de Educação

São Paulo: dia 14 de Março de 2005, das 9 às 18h

Ginásio do Ibirapuera

Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera

São Paulo – SP

Tel.: 11 3887-0411

Salvador: dia 24 de Março, das 9 às 18h

Centro de Convenções da Bahia

Av. Simon Bolivar S/nº

Salvador – Bahia

Tels.: 71 3117-3101 / 3102 / 3159 / 3130 / 3075

Informações sobre o evento:

http://www.congressomoderna.com.br/