quarta-feira, 17/02/2010

Cinco milhões de alunos voltam às aulas nesta quinta-feira (18)

Estado investiu R$ 282 milhões na preparação para o Ano Letivo. Unidades escolares passaram por reformas e alunos receberão kits com material escolar  Nesta quinta-feira, os cinco milhões de alunos […]

Estado investiu R$ 282 milhões na preparação para o Ano Letivo.

Nesta quinta-feira, os cinco milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual de educação. Para recebê-los em espaços bem cuidados e de qualidade, o Estado investiu em suas 5 mil escolas R$ 282 milhões referentes ao Programa Trato na Escola que contempla a distribuição de kits de material escolar e esportivo, além de livros didáticos, que serão entregues aos alunos no início das aulas.

“Nós nos preocupamos em organizar todas as escolas para que nossos cinco milhões de alunos iniciassem as aulas em ambientes limpos e bem cuidados, e com materiais adequados para o desenvolvimento escolar”, disse o secretário Paulo Renato Souza.

Com o “Trato na Escola”, as unidades vão começar o ano com cara nova: todos os prédios foram pintados, foram realizados projetos paisagísticos, pequenos reparos e higienização das unidades. Como ocorre desde 2007, as atividades contaram com apoio e participação da comunidade – um processo fundamental para a preservação do espaço escolar. O investimento neste projeto foi de R$ 65 milhões, repassados a toda rede estadual. Parte desta verba foi destinada para a compra de tintas, corantes, massa corrida, aguarrás e outros materiais, que foram encaminhados às escolas. Outra parte foi entregue para as Associações de Pais e Mestres (APMs) que receberam R$7,9 mil cada uma e ficaram encarregadas de contratar serviços de pintura interna, externa, de quadra e de lousa, podendo também adquirir mais materiais necessários para realização das obras.

Neste ano, cada aluno da rede receberá gratuitamente um kit composto por cadernos, canetas, lápis preto e colorido, apontadores, borrachas, régua e mochila. Cada kit custou cerca de R$ 27, totalizando um investimento de R$ 120 milhões. Para adquirir o mesmo material, comprado individualmente em papelarias comuns, os pais teriam de desembolsar até R$ 110.

Além do material de uso pessoal, os alunos também terão livros novos. Para a produção do Caderno do Aluno, material didático elaborado pela Secretaria e distribuído às escolas da rede com os conteúdos das matérias, foram investidos R$ 77 milhões. A cada bimestre os alunos receberão um exemplar por disciplina. Já o “Programa Ler e Escrever”, destinado ao aceleramento da alfabetização das crianças de 1ª à 4ª séries, recebeu reforço de R$ 8,5 milhões para aquisição de novos materiais.

Em 2010, o governo do Estado continua investindo e incentivando a prática de esporte nas escolas que receberam 4.662 kits compostos por um par de traves de futebol, um par de redes para futebol, dois postes de vôlei com duas antenas e um par de redes de vôlei com kit de fixação, bolas de vôlei, futsal, handball e basquete. O investimento é de R$ 11 milhões.