• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/04/2018
Crédito: A2img / Diogo Moreira
Notícia

Cinema norte-americano é tema de exposição no Museu da Imagem e do Som

Mostra gratuita termina no próximo domingo (8); visitantes terão acesso a 20 mil fotogramas com protagonistas de filmes clássicos de Hollywood

Alunos e professores têm até o próximo domingo (8) para conhecer uma coleção de imagens de protagonistas de filmes e clássicos de Hollywood, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na capital paulista. A exposição “Quando o cinema se desfaz”, apresenta um recorte da produção do artista cearense Solon Ribeiro.

Mais informações aqui.

Instalações, vídeos, fotografias, mais de 20 mil com fotogramas com protagonistas de filmes clássicos de Hollywood estão expostos no museu. Solon Ribeiro herdou essa coleção de seu pai, em 1990. O material foi arquivado estrategicamente em álbuns com a identificação do nome, ano de cada filme e legenda.

“Trabalhando com um acervo constituído fundamentalmente por fotogramas originários do cinema clássico, venho deslocando esses objetos em diversas configurações para ‘desprogramar’ o dispositivo clássico e ativá-lo para outras possibilidades de fruição, estimulando a atuação imaginativa do espectador”, explica Solon.

Para Ricardo Resende, curador da exposição, (Museu Bispo do Rosário/RJ), Solon Ribeiro é um artista que não se enquadra em nenhuma categoria da arte tradicional. “Do mesmo modo, o que faz como arte também não se coloca em uma gaveta, não deixa o pensamento se acomodar. É um turbilhão de coisas que remove tudo do seu lugar”, destaca.