quinta-feira, 06/03/2014
Pais e Alunos

Clássicos do cinema se tornam aliados do ensino em escolas da rede estadual

Alunos do Ensino Médio poderão assistir a seis filmes importantes da história do cinema

A Educação inicia a distribuição de um novo acervo cinematográfico para todas as escolas estaduais que oferecem Ensino Médio. São 4 mil caixas com seis títulos de diferentes gêneros e estilos para serem usados em sala de aula frequentadas por cerca de 1,5 milhão de alunos.O nome do projeto que transforma os longas em aliados do aprendizado é “Cinema vai à Escola”.

O objetivo da entrega dos filmes, feita por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, é propiciar aos estudantes e professores o acesso a produções cinematográficas, por meio de temas relacionados ao currículo do Ensino Médio, considerando o interesse e as necessidades do público jovem e adulto.

Neste primeiro semestre, serão entregues seis novos filmes, que vão do clássico ao contemporâneo, sendo: ‘Não por Acaso’; ‘Os Pássaros’; ’12 Homens e uma Sentença’; ‘Oliver Twist’; ‘Quanto mais Quente Melhor’; e ‘Luzes da Cidade’. A seleção foi feita levando em consideração que os títulos facilitam o diálogo dos conteúdos curriculares com os conhecimentos gerais. No segundo semestre, a expectativa é ampliar ainda mais o acervo das escolas.

Sessões em sala de aula

Cada unidade define quando oferecerá a sessão de cinema, que pode ocorrer ao longo do próximo semestre letivo. Outra novidade é que, neste ano, os educadores têm um vídeo com orientações de como trabalhar os novos filmes em sala de aula, que pode ser assistido acima.

Para trabalhar o conteúdo cinematográfico em sala de aula, representantes de todas as diretorias de ensino participam de uma orientação técnica, realizada dois meses antes da entrega das caixas com filmes. Além disso, foram elaborados roteiros específicos para cada título contendo ficha técnica, sinopse, curiosidades e algumas possibilidades de trabalho com a produção cinematográfica.