Liderados por um colega de classe, os estudantes do Clube de Dança da E.E. Vila Albertina, em Campos do Jordão, ensaiam a coreografia que apresentarão para toda a turma no final do ano.
Durante as atividades do clube, não há interferência de professores ou gestores. Nesse momento, o comando é todo dos jovens. Assim como aconteceu com o Clube de Dança, outros estudantes se uniram para formar o Clube de Xadrez, o Clube de Judô, o Clube de Moda e outros tantos, criados de acordo com seus interesses e aptidões.
Os Clubes Juvenis, um dos diferenciais do programa de Ensino Integral, levam atividades diferentes para dentro da escola e vão além: ajudam a despertar o espírito e liderança nos alunos.
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“Os estudantes organizam os clubes, que são liderados por um colega. Isso faz com que eles amadureçam e se comprometam mais com a escola. Dessa forma, eles passam a ser mais responsáveis”, afirma o diretor da unidade de ensino, Mariano dos Santos.
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As tarefas de coordenar e ajudar os outros estudantes são levadas a sério pelos líderes dos clubes. Para Francisco Luís de Lima, que está à frente do Clube de Judô, é fundamental incentivar o grupo nos estudos. “Nós exigimos que o estudante tenha um bom rendimento escolar para poder participar do Clube. Isso os ajuda a ter força de vontade dentro da sala de aula”, afirma.
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Para o diretor Mariano dos Santos, o empenho dos clubes já surte resultados na escola. “Nós percebemos que, no decorrer do ano, a participação cresceu e o interesse foi maior. Isso é um reflexo da responsabilidade que esses alunos têm”, finaliza.