• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/10/2021
Balanço 100 Dias

CMSP promove live sobre PDDE Maker

Recurso permite a difusão de projetos de robótica em toda a rede estadual

O Centro de Mídias SP promove uma live sobre o PDDE Maker, uma das linhas de atuação do Programa Direto na Escola Paulista (PDDE), que tem o objetivo de transferir recursos financeiros adicionais às escolas públicas estaduais e fortalecer suas ações nas comunidades onde estão inseridas. O evento ocorre no próximo dia 13 de outubro, das 14h às 15h, e será transmitido pelo aplicativo CMSP, por meio dos canais Supervisores, Diretoria de Ensino, Diretores, Trio Gestor, Trio Gestor PEI, PCNP e Tecnologia.

“Faça você mesmo” é o mote da Cultura Maker, alinhada com o Currículo em Ação. Na prática, trata-se de unir criatividade e tecnologia de baixo custo para criar projetos inovadores. “Usamos materiais não estruturados para a construção de artefatos, visando o protagonismo, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades interdisciplinarmente, por meio de um aprendizado baseado na resolução de problemas e de experiências significativas”, diz Débora Garofalo, Coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).

Com o repasse de 5 mil reais por escola e o acréscimo de R$ 7,85 por aluno, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) garante a democratização do acesso à tecnologia e à inovação aos estudantes da rede, permitindo que projetos de robótica possam ser difundidos e valorizados nas unidades escolares.

O PDDE Maker pode ser usado para a montagem de espaços de inovação, com mobiliário e materiais para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento computacional em ambientes pensados para o estudante.