• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/12/2020
Últimas Notícias

Coletânea reúne nove experiências formativas inspiradoras

Trabalho de docente da Unesp é destaque em obra de pesquisadores do Brasil e de Harvard

A Fundação Carlos Chagas realizou, no dia 8 de dezembro, o lançamento online do livro “Ensinando futuros professores: experiências formativas inspiradoras”, organizado pela pesquisadora Gabriela Miranda Moriconi com a participação da professora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard.

A obra discorre sobre nove casos de práticas formativas inspiradoras realizadas por doze formadores de professores brasileiros. Desses casos, foram extraídas lições sobre diversos aspectos que podem favorecer, aos licenciandos, a aprendizagem de sua futura profissão, bem como de outros aspectos fundamentais, a qualquer processo pedagógico que se pretenda ser bem-sucedido.

Entre esses casos de sucesso está a experiência do professor Amadeu Moura Bego, do Instituto de Química (IQ) da Unesp, no câmpus de Araraquara, na prática formativa de professores de Química. Amadeu atua a linha de pesquisa de Ensino de Química do Programa de Pós-Graduação em Química e é líder da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ).

O docente do IQ já havia sido premiado na 6ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) no ano de 2016. O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da FCC que valoriza e divulga experiências educativas de docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica.

O caso da experiência formativa desenvolvida pelo professor Amadeu faz parte do Capítulo 6 intitulado “FORMANDO PROFESSORES DE QUÍMICA: ciclo de estratégias formativas para implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDMs)”. A proposta baseia-se no conceito de Unidade Didática Multiestratégica (UDM) e apoia os licenciandos na mobilização, desenvolvimento e articulação dos diversos saberes profissionais envolvidos no ensino de Química na Educação Básica.

O download do livro está disponível em:
https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/12/Livro-Ensinando-Futuros-Professores-Final.pdf

Link da matéria original sobre o lançamento do livro:
https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/lancamento-virtual-ensinando-futuros-professores