quinta-feira, 30/08/2018
Agenda do secretário

Com capacidade para 130 crianças, Catanduva ganha nova creche

Entrega da unidade faz parte do ‘Creche Escola’, programa do Governo do Estado de São Paulo feito em parceria com municípios

Nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado da Educação, João Cury, entregou mais uma creche ao município de Catanduva. A EMEI José Lahud Cury terá capacidade para atender até 130 crianças de 0 a 5 anos de idade e colaborará com a diminuição das demandas de muitas famílias locais.

Com mais de 800m² de área construída, a inauguração da unidade faz parte do Programa Creche Escola, um projeto do Governo do Estado de São Paulo feito em parceria com as prefeituras paulistas.

“Isso é uma forma de ajudar os municípios com um de seus principais desafios, que é disponibilizar vagas em creche. O Estado nunca antes tinha investido em educação na primeira infância, porque a diretriz básica diz que ela é responsabilidade direta das prefeituras”, esclarece Cury. “Quando se discute educação pública, todo mundo tem que estar junto”, completa.

O novo prédio conta com a infraestrutura padrão do programa. São sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

“Nós vamos ganhar muito com a educação, porque contamos com uma equipe muito boa. Essa é uma das quatro escolas que o Governo do Estado nos proporcionou”, ressaltou o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto.

Desde o início do programa, o Estado já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches e na ampliação de vagas na educação infantil, em auxílio aos municípios paulistas. Nessa parceria, as prefeituras cedem o terreno e a Secretaria realiza o repasse de verbas.

“Hoje é dia de celebrar a educação. Gostaria que todos os brasileiros tivessem uma estrutura como esta, porque a educação infantil é a mais importante para o desenvolvimento”, comentou a secretária Municipal de Educação de Catanduva, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.

Atualmente, o município atende 5,3 mil alunos em 10 escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.  Além disso, seis unidades são participantes do programa Escola da Família com atividades aos fins de semana abertas às comunidades locais.

“Não queremos só formar alunos, mas sim cidadãos. Para termos um jovem bem nutrido e bem desenvolvido na rede, temos que investir na primeira infância. Ele tem que pertencer a todos nós”, finalizou o coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares da Secretaria da Educação, Júlio Ramos.