• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/02/2015
Boas Práticas

Com foco na leitura e escrita, escola aposta em reforço escolar para aprimorar o aprendizado

Unidade está entre as melhores classificadas no Idesp

A E.E. Chiquinha Rodrigues, localizada no bairro da Vila Penteado, próximo à região da Brasilândia, tem a receita certa para um excelente desempenho escolar de seus alunos. Com muito amor à profissão e seguindo as orientações do programa Ler e Escrever, da Secretaria da Educação, os professores desenvolvem atividades e projetos de reforço escolar com foco na leitura e escrita dos cerca de 1600 alunos da unidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O resultado foi que a escola está, hoje, entre as melhores classificadas no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista.

“O foco é sempre a leitura e a escrita, pois nós acreditamos que, quando a criança sabe ler e escrever, ela é capaz de desenvolver qualquer atividade”, conta Maria Regina Villas Bôas, diretora da escola.

Desde 2013, a unidade conta com o ajuda de um professor de apoio dentro da sala de aula para auxiliar na melhora do aprendizado dos alunos. “Isso foi uma das políticas da Secretaria da Educação e que nós vestimos a camisa. E o resultado foi muito benéfico. Com o professor de apoio, nós percebemos o avanço das crianças que tinham dificuldade nas salas de aula”, afirma a diretora.

Além disso, a escola conta a recuperação intensiva, onde, em uma sala, o professor de apoio se utiliza de práticas lúdicas para aprimorar o conhecimento dos alunos. “O nosso relacionamento é como uma grande família, os meus professores tem muitos anos de Chiquinha Rodrigues, então para eles a escola é como se fosse a extensão de sua casa. Eles trabalham com muita dedicação para aprimorar o aprendizado de nossos alunos e isso é um diferencial muito grande em nossos resultados”, conta a diretora.

“Eu trabalho na escola há mais ou menos oito anos. O trabalho em conjunto faz toda a diferença, pois influencia no nosso relacionamento com os alunos”, revela a professora Tereza Pimenta da Silva.

Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Ele estabelece as metas que as escolas devem alcançar a cada ano.

Os objetivos de cada escola são traçados levando em consideração o desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar de cada ciclo.