• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/07/2018
A2img/Luis Blanco
Ensino Fundamental

Com intuito de facilitar o ensino, professor vira youtuber da Matemática

Com mais de 6,5 mil inscritos, 'Pô Bichô!' faz sucesso entre alunos da Escola Estadual Santos Amaro da Cruz

Viver longe da tecnologia nos dias de hoje já é quase impossível. Seja para conversar com amigos ou para pagar boletos bancários, apostamos tanto nas plataformas digitais que elas se tornaram fundamentais no nosso dia a dia.

Com o ensino não é diferente. A internet também é uma ferramenta que agiliza o processo de aprendizagem de muitos assuntos. É assim que pensa o professor de Matemática Pedro Real da Escola Estadual Santos Amaro da Cruz, localizada na capital paulista.

Com o intuito de ir além das salas de aula, Real criou um canal no Youtube para auxiliar os alunos com sua disciplina. O professor conta que a ideia surgiu com a finalidade de fazer um vídeo explicando alguns exercícios de Matemática aos jovens e, segundo ele, o resultado surpreendeu.

“No dia seguinte, eu perguntei na sala quem tinha assistido e grande parte dos alunos levantaram a mão. Isso me causou um impacto, porque quando dou lições de casa têm muitas restrições. Com o vídeo foi diferente”, explica.

O canal “Pô Bicho!” já tem 6,5 mil inscritos e os vídeos, animados e dinâmicos, ajudam muitos jovens com cálculos que se parecem bastante complexos. A ideia, dessa forma, é fazer com eles aprendam o passo a passo das equações de uma forma mais descomplicada.

“Eu adorei quando descobri o canal, porque sai daquela coisa convencional do professor ficar escrevendo os cálculos na lousa e os alunos sentados tentando resolver”, comenta a aluna da E.E. Santos Amaro da Cruz, Luana Rodrigues Galvani.

Nos vídeos, geralmente Real explica o que vai cair na aula seguinte para que os alunos anotem todas as dúvidas e tirem em sala. O aluno Matheus Aurélio também enxerga o canal como uma importante ferramenta de aprendizado.

“O professor abriu a porta para muitos alunos. Matemática não é fácil para todo mundo, por isso ele conseguiu nos ajudar bastante”, ressalta o jovem.

“Hoje você não consegue trabalhar em um lugar que não há tecnologia. Se a escola não tiver inserida (dentro desse meio), há um perigo de nós formarmos alunos analfabetos digitais”, afirma a diretora da instituição, Sônia Gomes Cruz.