Viver longe da tecnologia nos dias de hoje já é quase impossível. Seja para conversar com amigos ou para pagar boletos bancários, apostamos tanto nas plataformas digitais que elas se tornaram fundamentais no nosso dia a dia.
Com o ensino não é diferente. A internet também é uma ferramenta que agiliza o processo de aprendizagem de muitos assuntos. É assim que pensa o professor de Matemática Pedro Real da Escola Estadual Santos Amaro da Cruz, localizada na capital paulista.
Com o intuito de ir além das salas de aula, Real criou um canal no Youtube para auxiliar os alunos com sua disciplina. O professor conta que a ideia surgiu com a finalidade de fazer um vídeo explicando alguns exercícios de Matemática aos jovens e, segundo ele, o resultado surpreendeu.
“No dia seguinte, eu perguntei na sala quem tinha assistido e grande parte dos alunos levantaram a mão. Isso me causou um impacto, porque quando dou lições de casa têm muitas restrições. Com o vídeo foi diferente”, explica.
O canal “Pô Bicho!” já tem 6,5 mil inscritos e os vídeos, animados e dinâmicos, ajudam muitos jovens com cálculos que se parecem bastante complexos. A ideia, dessa forma, é fazer com eles aprendam o passo a passo das equações de uma forma mais descomplicada.
“Eu adorei quando descobri o canal, porque sai daquela coisa convencional do professor ficar escrevendo os cálculos na lousa e os alunos sentados tentando resolver”, comenta a aluna da E.E. Santos Amaro da Cruz, Luana Rodrigues Galvani.
Nos vídeos, geralmente Real explica o que vai cair na aula seguinte para que os alunos anotem todas as dúvidas e tirem em sala. O aluno Matheus Aurélio também enxerga o canal como uma importante ferramenta de aprendizado.
“O professor abriu a porta para muitos alunos. Matemática não é fácil para todo mundo, por isso ele conseguiu nos ajudar bastante”, ressalta o jovem.
“Hoje você não consegue trabalhar em um lugar que não há tecnologia. Se a escola não tiver inserida (dentro desse meio), há um perigo de nós formarmos alunos analfabetos digitais”, afirma a diretora da instituição, Sônia Gomes Cruz.