sexta-feira, 03/12/2021
Notícia

Com quiz vocacional e oferta de cursos disponíveis, aplicativo Seu Futuro Novotec orienta estudantes sobre carreiras digitais

App oferece testes para descobrir os interesses do jovem, além de informações sobre profissões e cursos gratuitos do Centro Paula Souza na área de Tecnologia

Novo aplicativo para celular “Seu Futuro Novotec” oferece orientação profissional com foco em carreiras digitais para estudantes de todas as idades, principalmente do ensino médio da rede pública. Com design e linguagem atuais, a ferramenta oferece orientação profissional a jovens de todas as idades, especialmente alunos da rede pública de ensino, sobre carreiras na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com design simples e intuitivo, o app pode ser baixado gratuitamente nas versões Android e IOS.

A ferramenta, que propõe auxiliar os alunos a escolher e encontrar os cursos mais alinhados ao perfil, interesse e visão de futuro, conforme projeto de vida individual, foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), em parceria com o, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Itaú Educação e Trabalho.

O processo de desenvolvimento contou com a colaboração de estudantes do ensino médio da rede estadual e do Centro Paula Souza (CPS). Na prática, o app oferece um quiz vocacional, indicando a personalidade que combina mais com cada perfil: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional. Depois, são apresentadas as áreas de tecnologia com maior aderência aos interesses do jovem. Nesta primeira fase, as carreiras estão detalhadas com indicações de cursos sobre temas como banco de dados, big data, ciência de dados, computação em nuvem, desenvolvimento de software, redes de computadores e segurança da informação.

É possível ter acesso às diferentes modalidades de cursos, que vão desde qualificação profissional, ensino técnico modular ou integrado ao médio, oferecidos pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), ao ensino superior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). O usuário vai conhecer a fundo as trilhas profissionais de cada área e as competências necessárias para ser bem-sucedido. Também estão à disposição vídeos com depoimentos, informações sobre empregabilidade, salários e indicações de cursos.

Para o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, o aplicativo significa mais uma possibilidade de oferecer apoio aos estudantes que já focam sua atenção para o mercado de trabalho. “O Ensino Médio de São Paulo passa pela transformação de oferecer a possibilidade de escolha dos aprofundamentos curriculares, por meio dos itinerários formativos, para que a escola esteja mais alinhada aos desejos e faça mais sentido aos estudantes”, afirma.

Setor em alta

A escolha pelo setor de TIC se deu pelo alto índice de contratações nos últimos anos. Um estudo divulgado na semana passada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que a demanda atual é de 159 mil novos profissionais por ano e a remuneração é 2,5 vezes maior que o salário médio nacional.

“Não faltam boas oportunidades no mercado de tecnologia e precisamos que os jovens conheçam bem as carreiras digitais no momento de escolher seu futuro profissional. O aplicativo Seu Futuro Novotec traz informação qualificada para atrair o estudante para essa área tão promissora”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

“Precisamos acabar com a ideia de que é necessário ter um perfil muito específico para trabalhar em tecnologia. Há espaço para diferentes perfis, tanto para quem é mais introspectivo quanto para quem é mais sociável, por exemplo. Por isso, o aplicativo traz o teste de interesses profissionais e relaciona o resultado com as carreiras de tecnologia”, explica o coordenador de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da SDE, Daniel Barros.

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, a transformação digital tem sido uma das principais apostas das corporações para aprimorar a produção e ampliar as oportunidades de emprego e renda. “Os cursos das Etecs e Fatecs são elaborados em parceria com o setor produtivo e estão sempre antenados com as novas demandas da sociedade”, afirma.