• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/11/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Com rap, aluno da zona leste vence concurso musical por igualdade de gênero

Festa de encerramento acontece no próximo dia 5 de dezembro

O rap “Primeiro Passo”, escrito por Nathan Pereira da Silva da E.E. Deputado Silva Prado, foi a música vencedora do concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, organizado pelo Ministério Público e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A lista com os três primeiros colocados foi divulgada nesta sexta-feira (25). A premiação, com direito a show ao vivo, está marcada para 5 de dezembro, durante a campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para compor o rap, Nathan teve ajuda da técnica e professora de Língua Portuguesa, Cristiane Macário de Lima. Na letra, a cultura do machismo e o patriarcado são apontados como hábitos que persistem na sociedade e reforçam o preconceito contra as mulheres (“O preconceito é real / É pra quem der e vier / Quando tem batida de carro / Alguém grita: tinha que ser mulher”). A música será gravada em estúdio pelo produtor Rick Bonadio, jurado do programa XFactor.

Clique aqui e ouça a canção vencedora

Clique aqui e veja os três primeiros colocados no concurso

Lançado em outubro e aberto a alunos do Ensino Médio (regular e EJA) da capital paulista, o concurso tem como objetivo garantir e ampliar o debate sobre o papel da mulher na sociedade. Além da competição musical, os estudantes e Grêmios Estudantis puderam participar de encontros com promotoras do Ministério Público. Temas como como violência, Lei Maria da Penha, igualdade de gênero e diferenças salariais estavam no debate.

Os professores também foram convidados para cursos de formação a distância com representantes da equipe de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria da Educação e promotores de Justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) e do Núcleo de Gênero do MPSP. A ideia é aprimorar as atividades já propostas no currículo da rede estadual.