quinta-feira, 21/11/2013
Boas Práticas

Com trabalho em equipe, estudantes produzem jornal que é distribuído no bairro

O projeto desenvolvido na E.E. Suely Machado da Silva aumentou a autoestima dos alunos envolvidos

Levantamento de pautas, entrevistas e diagramação. Os jargões presentes na rotina jornalística já são dominados por alunos da E.E. Suely Machado da Silva, em Franca. Durante um semestre, os estudantes se preparam para elaborar o jornal impresso, distribuído na escola e em suas imediações.

Do 6º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Médio, todos os alunos estão envolvidos no projeto. Cada sala conta com uma equipe de reportagem que divide as funções para produzir textos e fotografias.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os estudantes são desafiados a trabalhar temas do seu cotidiano com um olhar pessoal. Nesta edição, as pautas giram em torno da visita do Papa Francisco ao Brasil e do desfile de 7 de Setembro.

A definição dos assuntos aponta que é hora de escrever. Com o bloquinho na mão e câmera no pescoço, as equipes se dividem no bairro e partem para as pesquisas e entrevistas. Na redação, ou melhor, na sala de aula, os repórteres começam a produção.

Segundo a professora mediadora e reponsável pelo projeto, Karina Siqueira, o objetivo deste processo em equipe é “socializar os alunos e ajudá-los a identificar seus potenciais por meio de atividades escolares, colocando-os como produtores da informação e manifestação do saber elaborado”.

Todo o material é submetido à comissão editorial, formada por estudantes do Ensino Médio e professores. Os editores se reúnem na sala do Acessa Escola para revisar o conteúdo e somar ideias na etapa de diagramação.

“Procuramos envolver toda a escola e os alunos sempre são muito receptivos, eles gostam de participar. É vísivel o aumento da autoestima e interesse pelos temas abordados nas aulas”, diz Jaqueline Vieira Donzeli, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.