• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/02/2019
Notícia

Com um blog, o aprendizado pode se tornar muito mais dinâmico

Para ficar mais próximo dos alunos, professores podem migrar parte do conteúdo abordado em sala para a internet

Quando o assunto é aprendizado, é quase impossível ficar longe das tecnologias. Hoje em dia,  uma infinidade de textos, vídeos, animações e gráficos estão disponíveis gratuitamente na internet. Mas além dos estudantes, muitos professores também podem aproveitar para migrar parte do conteúdo abordado em sala de aula para o universo digital.

Criar plataformas alternativas é uma forma de tornar o ensino mais dinâmico e prático para as crianças e jovens desta geração. Na rede estadual de ensino, por exemplo, a interação entre tecnologia e sala de aula está cada vez mais frequente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar conteúdo pedagógico muito mais interessante para os estudantes. Confira:

Linguagem – O vocabulário pode ser mais leve e, o mais importante, os longos textos de livros e apostilas devem ganhar versões mais enxutas. O ideal é publicar textos com parágrafos curtos, intercalados por espaços.

Conteúdo – O ideal é que a ferramenta seja uma forma de complementar o que é ensinado na escola, oferecendo, por exemplo, atividades extras ou indicações de sites relacionados à disciplina para a consulta dos alunos.

Formato – Na internet, é importante abusar de imagens e vídeos. Por isso, a dica é utilizar fotos para ilustrar os posts sempre que possível, assim como outros conteúdos como vídeos e podcasts.

Atualização – Para manter os alunos e outros leitores por perto, é recomendável atualizar a página, ao menos, duas vezes por semana.

Ferramentas – Para criar uma página, é possível encontrar ferramentas gratuitas e fáceis de usar para hospedar o seu blog. Entre as possibilidades estão as plataformas WordPress e Blogger.