Estudantes da escola Nelson Cabrini, em Marília, interior de São Paulo, deram exemplo de cidadania com a realização de um mutirão de combate à dengue. Eles percorreram as ruas da vizinhança para levar informações e conscientizar a população sobre o combate ao mosquito da dengue. O trabalho, coordenado pela educadora Ana Paola Marconato, foi feito em cerca de 210 casas, atingindo um público de aproximadamente 1.200 pessoas. A ação teve o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).
Além da distribuição de panfletos sobre o assunto, também foram usadas amostras de ovos, larva e até do inseto para reforçar as dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito. “Estas ações realizadas nos finais de semana são exemplos de como podemos contribuir na campanha de combate à dengue, uma vez que os números de casos estão aumentando diariamente de forma alarmante”, lembra o assistente técnico-pedagógico da Diretoria de Ensino de Marília, Francisco de Paulo.
Como combater a dengue
Não deixe jogados objetos que acumulem água: copos plásticos, tampinhas de refrigerante, banheiras velhas e pneus. Garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo;
Caixas d’água, tambores e cisternas devem ficar bem fechadas, sem frestas, para impedir a entrada do mosquito.
Mantenha o lixo tampado e seco;
Calhas devem estar sempre limpas, assim como lajes e piscinas;
Não deixe a água se acumular em vasos e jarros de flores. Uma boa dica é colocar areia no prato do vaso. Evite plantas que acumulem água, como: gravatás, babosa e espada de São Jorge, e ainda, troque diariamente a água de animais de estimação.
Celso Bandarra