• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/06/2013
Sociedade

Iniciativa forma alunos de escolas estaduais para atuarem na prevenção do uso de drogas

Cresceu 42,6% número de escolas integrantes da ação feita em conjunto com Secretaria de Segurança

Nesta quarta (26), a educação se mobiliza para o “Dia de combate às drogas nas escolas”. Um levantamento da Secretaria da Educação aponta que, em média, 634 alunos da rede estadual de ensino são formados por dia para atuarem como elo entre a unidade de ensino, a família e a comunidade na prevenção do uso de álcool e drogas.

O curso preventivo, feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, contemplou 231.389 estudantes, somente no ano de 2012. Entre 2011 e 2012, cresceu 42,6% a participação das escolas estaduais no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), passando de 1.326 para as 1.892 escolas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Utilizar a escola como fonte de informações contra as drogas é uma excelente oportunidade de disseminar o conhecimento preventivo de um problema tão importante como a dependência química. O aluno capacitado no Proerd leva as informações aprendidas aos amigos, vizinhos e aos familiares”, afirma o tenente Celso Ricardo de Souza, assessor de segurança escolar da Secretaria da Educação.

Sobre o programa

O programa é aplicado por policiais militares e professores. Durante as aulas, um educador acompanha as atividades propostas pelo policial, especialmente capacitado para dar aulas. Com o passar do tempo, o novo personagem na sala de aula vai ganhando a confiança e o carinho da turma.

As lições são passadas aos estudantes de forma leve e divertida, com apoio de atividades interativas, apoiadas por uma cartilha estruturada com linguagem apropriada para a idade dos alunos.

As aulas baseiam-se em dez lições para alunos de 5º ao 8º ano, com idades entre 10 e 14 anos. São realizados cinco encontros entre pais e professores, que duram de 45 a 60 minutos, uma vez por semana. O programa é inspirado na técnica americana Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E).