terça-feira, 18/09/2012

Com alerta sobre velocidade, Semana Nacional de Trânsito começa nesta terça-feira (18)

Realizado entre os dias 18 a 25 de setembro, o período foi criado para estimular a reflexão sobre o comportamento no trânsito. Na rede estadual de ensino, tema é tratado […]

Realizado entre os dias 18 a 25 de setembro, o período foi criado para estimular a reflexão sobre o comportamento no trânsito. Na rede estadual de ensino, tema é tratado com estudantes

20120914im3c_ee_yolanda_bernardini_robert_michida_noticia_620

Com o tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, começa nesta terça-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito 2012. A semana comemorativa terá como principal foco a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter

Na rede estadual de São Paulo, as escolas também estão atentas ao assunto. A partir deste mês, as unidades escolares realizam atividades descentralizadas para enfatizar, em sala de aula, a importância da reflexão sobre os problemas do trânsito.

“Marronzinho na Escola” leva orientações sobre trânsito para alunos de 10 anos

8,5 mil estudantes da rede estadual começam aulas de cursos técnicos da RETEC

Além disso, o tema já está inserido no cotidiano dos estudantes de escolas estaduais, que aprendem sobre segurança no trânsito desde pequenos. Uma das iniciativas voltadas para o assunto é o programa “Projeto Escola – Educar para Humanizar o Trânsito”, realizado desde 2001, em parceria com a Obrascon Huarte Lain (OHL Brasil).

Voltado aos educadores do Ensino Fundamental da rede estadual, a ação conta com o auxílio de profissionais capacitados que propõem ações educativas para os alunos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes no trânsito e contribuir para a redução dos índices de acidentes, por meio da mudança de hábitos e atitudes nos mais jovens.

Dez alunos da rede estadual são selecionados para representar Brasil na Argentina

O Trânsito no Brasil

Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas morrem em consequência da violência no trânsito. Um dos principais fatores da alta taxa de mortalidade é o comportamento e segurança dos usuários, além de outros pontos como o excesso de velocidade e a ingestão de bebida alcoólica aliada ao volante.

A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, e pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), na “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”, e visa estimular a reflexão sobre o comportamento de todos aqueles que compõem o trânsito no País.