quarta-feira, 18/09/2019
Boas Práticas

Começa hoje (18) a Semana Nacional do Trânsito na Educação

Iniciativa é parte do Programa Respeito à Vida, que prevê diversas ações preventivas e de redução de acidentes

O Projeto Via Escola, lançado nesse ano pelo Governo do Estado de São Paulo, entra numa importante etapa a partir dessa quarta (18): a Semana Nacional do Trânsito. As escolas estaduais da rede são convidadas a promover ações que visam desenvolver conceitos sobre a prevenção de acidentes, as boas normais de conduta no trânsito e a importância da convivência pacífica entre motoristas e pedestres.

As atividades promovidas pelas escolas devem ser orientadas à sensibilizar crianças, jovens e adolescentes sobre direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito. “Queremos criar uma grande mobilização para esse tema tão importante, que somado ao Setembro Amarelo, faz do mês uma das grandes oportunidades de reflexão na rede”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

Concursos, palestras, seminários e visitas à centros de segurança no trânsito podem ser realizadas na semana, que vai até dia 25 de setembro. “Todas as escolas e diretorias de ensino estão convidadas a compartilhar suas boas práticas e fortalecer essa comunicação com seus estudantes. Queremos construir cidadãos protagonistas de suas vidas e responsabilidades no trânsito”, pontua Elizabeth Gambini, membro do núcleo de ações afirmativas na Secretaria da Educação.

Outra ação proposta pela Secretaria da Educação é a “I Mostra Virtual do Projeto Via Escola”. Nela estarão cartazes e frases de impacto utilizadas pelas escolas durante a Semana Nacional de Trânsito. Cada uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado estará representada, cabendo à própria diretoria enviar as opções que julgar mais impactantes para o CRE Mário Covas, até dia 03 de outubro, no seguinte email: prêmioseconcursocre@educacao.sp.gov.br. Os vencedores serão exibidos no site da Educação.

Ações fazem parte do Programa Respeito à Vida

As ações da Semana Nacional do Trânsito estão ligadas com o Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade, política de segurança no trânsito lançada neste ano pelo Governador João Doria.

“O programa Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Com foco em educação e comunicação, o programa Via Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Detran, vai levar para as escolas da nossa rede os conhecimentos necessários para que os jovens multipliquem essas ações de conscientização”, afirmou o Governador.

O programa já começou com a valorização e capacitação dos educadores, que serão treinados para incluir a segurança viária de forma transversal na grade curricular. Além disso, um novo curso de qualificação com foco na mobilidade urbana e a segurança no trânsito será disponibilizado pelo Centro Paula Souza em 2020.

“É focando na educação no trânsito que teremos condutores mais responsáveis no futuro, cientes de conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito”, destaca o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.