• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/10/2019
Boas Práticas

Começa hoje (21) a aplicação do Saeb nas escolas estaduais

Aplicação da prova vai até dia 1º de novembro

Começa hoje, dia 21 de outubro, e vai até dia 1º de novembro a aplicação da prova do Saeb nas escolas de todo o Brasil. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, o exame tem como principal intuito avaliar o rendimento das escolas públicas do país e testa conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

O Saeb é a unificação de vários tipos de avaliação que o Inep promovia, como a Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). As provas tinham calendários diferentes, e avaliavam competências das mais diversas. A partir de 2019, essas três provas foram unificadas no Saeb, se tornando no principal mecanismo de avaliação do MEC. “É fundamental que todos os estudantes façam a prova, participem e também discutam o feedback com os professores. A aprendizagem é um exercício contínuo”, explica Bruna Waitman, da COPED.

A mobilização nas escolas começou no início do mês, com os grêmios estudantis. Foram eles os principais responsáveis por estimular a participação dos estudantes na prova. “Precisamos muito desse protagonismo de vocês, dessa proposição de ideias e esse espírito de equipe que levaram vocês até aqui”, pontua Sonia Maria Brancaglion, coordenadora da área de Grêmio Estudantil na Educação.