segunda-feira, 01/10/2012
Imprensa

Começa hoje a segunda chamada para matrícula antecipada em escolas públicas

Durante a primeira fase foram recebidas 336.363 inscrições para o próximo ano letivo de estudantes do interior e Grande São Paulo O cadastro é voltado a alunos de Ensino Fundamental que não frequentam a rede pública atualmente Começa hoje (1º/10) a segunda chamada da matrícula antecipada no Ensino Fundamental para o próximo ano letivo em […]

Durante a primeira fase foram recebidas 336.363 inscrições para o próximo ano letivo de estudantes do interior e Grande São Paulo

O cadastro é voltado a alunos de Ensino Fundamental que não frequentam a rede pública atualmente

Começa hoje (1º/10) a segunda chamada da matrícula antecipada no Ensino Fundamental para o próximo ano letivo em escolas públicas da Grande São Paulo e do interior. A ação tem como objetivo planejar e assegurar o atendimento efetivo ao público. O prazo para inscrição vai até 1º de novembro. Na primeira etapa do processo, entre 28 de agosto e 28 de setembro, foram inscritos 336.363 estudantes na Grande São Paulo e no interior do Estado.

Devem se cadastrar as crianças com mais de 7 anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não estão matriculadas na rede pública neste ano.

Também podem fazer a inscrição os alunos com idade mínima de 6 anos completos ou a completar até 30 de junho de 2013 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública atualmente.

A chamada escolar para matrícula antecipada, desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e as secretarias municipais, é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.  

“A matrícula antecipada é importante não apenas para o planejamento da Secretaria da Educação, a fim de atender adequadamente a comunidade escolar, mas também para que as famílias possam se organizar, à medida que saberão com antecedência em quais escolas seus filhos estudarão”, ressalta Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria da Educação.

Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. A programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os critérios definidos conjuntamente entre o Estado e os municípios.

Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 19 a 30 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.