• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/11/2012
Imprensa

Começa hoje curso de combate a incêndios e noções de primeiros socorros para servidores de escolas estaduais

A expectativa é que 2.154 agentes de organização escolar participem da capacitação  A partir de hoje (14/11), agentes de organização escolar que atuam em escolas estaduais de Ensino Fundamental ciclo […]

A expectativa é que 2.154 agentes de organização escolar participem da capacitação

 A partir de hoje (14/11), agentes de organização escolar que atuam em escolas estaduais de Ensino Fundamental ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio localizadas na Grande São Paulo e no interior terão aulas de prevenção de acidentes, combate a incêndios e noções de primeiros socorros. O programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros. A expectativa é que 2.154 profissionais participem do curso.

A ação teve início em maio deste ano com 825 profissionais de escolas estaduais da capital. O objetivo é capacitar os servidores para lidar de forma adequada com eventuais incidentes no dia a dia e estimular nos estudantes o envolvimento na preservação da escola e o exercício da cidadania.
Essa segunda etapa é voltada a agentes de organização escolar das diretorias regionais de ensino de Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré, São João da Boa Vista, Miracatu, Registro, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté e de toda a Grande São Paulo.

”Os agentes de organização atuam diretamente com os alunos e o curso de formação contribui para que esses funcionários saibam como agir em situações de emergência, evitando acidentes no ambiente escolar”, destaca Idalise Bernardo Bagé, diretora do Centro de Avaliação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (Efap) “Paulo Renato Costa Souza”.

“O curso foi bem didático, com um bom ambiente de aprendizagem e me ajudou muito a esclarecer como proceder no pronto-atendimento e no combate a incêndios”, conta Octavio Bonon Neto, agente de organização escolar da Escola Estadual Professor Ennio Voss, localizada no Brooklin (zona sul de SP), que participou da primeira edição do curso. 

A previsão é que as aulas sejam concluídas até 18 de dezembro. Com duração de 20 horas-aula, o programa será realizado em cinco etapas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Efap. A primeira fase vai abordar o tema prevenção a incêndios nas escolas. A segunda apresentará formas de utilização e conservação dos equipamentos de segurança, como extintores, hidrantes e alarmes. O foco da terceira etapa é instruir os participantes sobre como evitar acidentes nas unidades escolares. O quarto tópico será voltado a primeiros socorros e acionamento dos órgãos de emergência e, por fim, a quinta fase vai contemplar questões de vivência e plano de emergência.

“O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo espera que essa iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação, possa ajudar os servidores no atendimento aos alunos da rede estadual de ensino, passar dicas de segurança e que seja, principalmente, uma ferramenta para salvar vidas”, afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros.