sexta-feira, 28/06/2019
Lazer

Começa hoje o 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Confira a programação completa, recheada de novidades

50 anos em pleno vapor. Esse é o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece desde 1970 e se consolida como o maior evento de música clássica da América Latina. Neste ano, o festival incorpora um espírito de renovação que pautará as próximas edições – e estudantes de toda a rede pública, além de professores e de toda a comunidade, estão convidados a participar.

As novidades incluem uma programação ampliada – com número recorde de apresentações e de público, atividades para todas as faixas etárias, atrações inovadoras e maior visibilidade dentro e fora da cidade. “O público vai ver uma grande integração da música erudita com a música contemporânea. É a edição com o maior orçamento definido para música, conservatório, estrutura, logística e operação em toda sua história”, destacou o Governador João Doria.

Cinco personalidades que marcaram a história do Festival serão homenageadas na abertura: o maestro Eleazar de Carvalho, o maestro e pianista João Carlos Martins, Roberto Minczuk, diretor artístico de 2004 a 2010; Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o violonista Fabio Zanon, um dos principais concertistas da atualidade.

“O festival tem como foco a formação de plateia e de jovens músicos para a música clássica. Ao mesmo tempo, visa fomentar o turismo em Campos do Jordão e toda a região, gerando emprego e renda”, pontua o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Novos eixos de programação e atrações

Uma das novidades é a presença de dois eixos: Clássico e Popular-Sinfônico. O programa de concertos na linha popular-sinfônico tem a curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, que assim como a Osesp é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Esta linha reúne concertos com renomados artistas da música popular, trilhas de filmes e games e apresentações didáticas.

A série de concertos gratuitos da Orquestra Jazz Sinfônica une a música orquestral ao repertório popular em interação com os artistas brasileiros Mônica Salmaso e Nelson Ayres (29/06, 16h30); Carlinhos Brown (30/06, 11h30); Fafá de Belém (06/07, 16h30); Spok (07/07, 11h); Toquinho (13/07, 16h30); Lenine (20/07, 16h30); e Diogo Nogueira, com a Sinfonieta da Jazz (27/07, 16h30).

“A música brasileira tem feito muito sucesso, sendo levada pra China, Japão, Europa, Estados Unidos. Nada mais justo do que mostrarmos que popular também é clássico”, destacou o diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, Antônio Ribeiro.

As apresentações acontecerão em locais icônicos de Campos do Jordão: o Palácio Boa Vista terá atrações aos sábados às 11h, 15h, 17h e 21h (“Late Nights” com experiências gastronômicas) e aos domingos às 11h e 15h; o Auditório Claudio Santoro, inaugurado há 40 anos, receberá as orquestras de quinta à domingo, às 20h30, e também às 16h30 aos domingos; o Espaço Cultural Dr.

A “Saideira” do Festival acontecerá na capital no dia 04/08, às 17h, no Auditório do Ibirapuera, com mais um programa popular-sinfônico da Orquestra Jazz Sinfônica e um convidado da música popular.

“O Festival de Inverno mudou a história de Campos do Jordão nos últimos 50 anos. Entramos em um ciclo de desenvolvimento socioeconômico através do investimento no turismo e da cultura”, comemora o Prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni.

Toda a rede pública de São Paulo está convidada a participar. Professores possuem 50% de desconto no ingresso de qualquer atração.

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Data: De 29 de junho a 28 de julho
Praça do Capivari – Rua Djalma Forjaz – Jardim Elizabete – Campos do Jordão
Auditório Claudio Santoro – Av. Dr. Luis Arrobas Martins – Campos do Jordão