• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/01/2014
Professores e Funcionários

Começa nesta segunda-feira (20) a atribuição de aulas para professores da rede estadual

Neste ano, a composição de carga horária de trabalho dos docentes será definida em um único dia

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia nesta segunda-feira (20), o processo simplificado de atribuição de aulas para os mais de 230 mil professores da rede estadual de ensino. A partir deste ano, a composição de carga horária de trabalho dos docentes será definida em um único dia. Antes o profissional precisava de três datas para atribuir, ampliar e suplementar a jornada de trabalho.

– Acesse aqui a portaria na íntegra

O processo acontece até a sexta-feira (24), e os profissionais devem procurar a escola ou a diretoria regional de ensino em que vão atuar. As datas para atribuição variam de acordo com o regime de contratação do educador e mais informações podem ser consultadas no Diário Oficial do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com a mudança, os professores efetivos e os estáveis vão definir toda a carga horária em um só dia e na mesma escola de atuação. Antes eram necessários mais de um dia. A ação faz parte das políticas em andamento da Secretaria da Educação do Estado para ampliar a atuação efetiva na rede, complementada ainda pelo maior concurso da história realizado em novembro com 59 mil cargos e que deve ter a convocação dos primeiros 20 mil nos próximos dias.

“Com o processo sendo realizado em apenas um dia, o professor poderá atribuir o máximo possível de aulas em uma mesma unidade de ensino. É uma forma de aproximar o professor do aluno e da unidade em que atua, trazendo benefícios preciosos na qualidade pedagógica oferecida”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

Outra novidade do processo de atribuição de 2014 é que este ano pela primeira vez os 36 mil professores efetivos que fizeram o processo seletivo também vão poder acumular como temporários. Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais. Além de representar um ganho salarial de cerca de R$ 1.400 ao mês em caso de professores com jornada de 40 horas, a medida permitirá ainda que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.

Esta atribuição acontece no último dia do processo, data em que os docentes não-efetivos também participam do atribuição. Para esses profissionais a escolha acontece nas diretorias de ensino.