segunda-feira, 06/04/2015
Ensino Integral

Começa o processo de adesão de unidades ao novo modelo de Escola de Tempo Integral

Unidades devem demonstrar interesse junto à diretoria de ensino, responsável pela indicação

Até o dia 17 de abril, as escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio da rede estadual paulista podem solicitar a ampliação da carga horária para o ano que vem, por meio do novo modelo de Escola de Tempo Integral. Para participar, as unidades interessadas devem entrar em contato com a sua diretoria regional de ensino, responsável pela análise do pedido e, posteriormente, pelo cadastro da escola no sistema GDAE.

A iniciativa pertence ao Novo Modelo de Tempo Integral, que oferece uma grade multidisciplinar. Hoje, 492 unidades escolares em todo o Estado já contam com uma jornada de sete horas ou mais. Beneficiando, assim, 130 mil estudantes, número 64% maior que o registrado em 2012.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A adesão é totalmente voluntária e depende, primeiramente, do consenso entre direção, professores e comunidade escolar. No modelo integral, além do maior tempo de permanência na escola, os estudantes têm à disposição disciplinas eletivas, orientações sobre a carreira e também para a iniciação científica. “A Secretaria oferece um currículo inovador que dialoga com a realidade dos nossos estudantes”, explica o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Ainda de acordo com o secretário, essa medida tem trazido resultados significativos na melhoria da educação. “Os últimos indicadores do desenvolvimento da educação, o Idesp, mostram que a estratégia é acertada”, reconhece. “No Ensino Médio, o índice de Língua Portuguesa e Matemática teve ampliação de 26% em um ano. No Ensino Fundamental, o avanço foi de 19%”, conclui.

Quanto aos professores, vale lembrar que o regime é de dedicação exclusiva. Para participar, os educadores passam por um processo aberto aos servidores efetivos e estáveis da rede. Aqueles que ingressarem no modelo recebem uma gratificação de 75% sobre o salário-base. Hoje, a remuneração inicial é de R$ 4227,80.

Para as crianças

Este ano, a Educação também estendeu para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) o modelo de tempo integral. Pela primeira vez, 17 escolas vão conduzir a alfabetização com a oferta de atividades pedagógicas artísticas e lúdicas. Além da apresentação aos conceitos do protagonismo juvenil e gratificação dos servidores.