terça-feira, 01/07/2003
Últimas Notícias

Começam no próximo dia 11 as inscrições para os Exames Supletivos 2003

Começam no próximo dia 11 as inscrições para os Exames Supletivos 2003 A Secretaria de Educação espera a participação de 200 mil pessoas De 11 a 15 de agosto estarão abertas em 13 Diretorias de Ensino da Capital, 13 da Grande São Paulo e 32 do Interior, as inscrições para os Exames Supletivos em todo o […]

Começam no próximo dia 11 as inscrições para os Exames Supletivos 2003 A Secretaria de Educação espera a participação de 200 mil pessoas

De 11 a 15 de agosto estarão abertas em 13 Diretorias de Ensino da Capital, 13 da Grande São Paulo e 32 do Interior, as inscrições para os Exames Supletivos em todo o Estado de São Paulo. Espera-se a inscrição de 200 mil estudantes.

Os Exames Supletivos promovidos pela Secretaria Estadual de Educação permitem que estudantes que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio no tempo regular possam fazê-lo. Não há necessidade de que o aluno esteja matriculado em alguma escola para participar, podendo, portanto, se preparar no seu próprio ritmo.

Elisabete Miranda Guimarães, 41 anos, estudou normalmente até o início do 3° ano do Ensino Médio, quando engravidou e teve que abandonar os estudos para casar e cuidar do bebê. Apenas em 2000 ela se sentiu segura para voltar aos livros, decidindo, então, estudar em casa após o trabalho. Nessa época o exame ainda era conhecido como Eliminação de Matérias, e os alunos eram avaliados em cada uma das disciplinas separadamente – naquele ano Elisabete foi aprovada apenas em algumas delas.
Em 2001, o sistema mudou passando a ser dividido por áreas de conhecimento o que, segundo Elisabete, deixou a prova “muito mais prática” – no ano seguinte ela conseguiu ser aprovada nas demais áreas e obteve o certificado de conclusão do Ensino Médio. Hoje, está matriculada em um cursinho preparatório para o vestibular de Direito, pois acredita que com um curso superior será mais fácil melhorar sua vida profissional.

Eduardo Medeiros, 33 anos, saiu da escola no 1° ano do Ensino Médio porque sempre chegava atrasado às aulas por causa do trabalho. Só decidiu voltar a estudar dez anos depois quando ficou sabendo, através da cunhada, dos Exames Supletivos. Eduardo diz que aprovou o método porque a prova se utiliza de situações que ocorrem no cotidiano do aluno e envolve raciocínio lógico.

Veja abaixo como funciona a divisão por áreas do conhecimento:

· No Ensino Fundamental:

Área
Disciplinas
Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, Inglês e Educação Artística
Ciências da Natureza e Matemática Ciências Físicas e Biológicas e Matemática
Ciências Humanas História e Geografia

· No Ensino Médio

Área
Disciplinas
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Inglês e Educação Artística
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Física, Química, Biologia e Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias História e Geografia

Como fazer para participar:

A inscrição será feita por área do conhecimento pelo candidato ou seu procurador, mediante apresentação da cédula de identidade original e cópia, e comprovante de endereço original e cópia. Na inscrição por procuração também devem ser apresentados o documento de mandato com firma reconhecida em cartório e cédula de identidade do procurador.

É importante destacar que não serão aceitas inscrições condicionais, por via postal, por e-mail, ou feitas fora do prazo.

Os inscritos para o Ensino Fundamental devem ter idade mínima de 15 anos completos ou a concluir até o último dia de inscrição. Os inscritos para o Ensino Médio devem ter idade mínima de 18 anos completos ou a concluir até o último dia de inscrição.

Para se informar sobre os locais de inscrição é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria através de ligação gratuita para o número: 0800 77 000 12.

Aline Viana