• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/10/2019
Especial

Comidas de estádio são tema de dia especial no Museu do Futebol

Evento acontece no dia 12 de outubro como parte da programação da SP Gastronomia

Você já foi em um estádio de futebol? Se sim, sabe que a gastronomia faz parte da experiência. Seja no intervalo, seja durante as partidas, fazer um lanche recarrega as energias e também vira mote para confraternizar com os amigos. É pensando nisso que o Museu do Futebol se integra à programação da SP Gastronomia com um dia dedicado à comida de estádio.

Serão vários quitutes que representam os diversos estádios de futebol da cidade e do estado e que guardam também uma rica histórica. “A gastronomia é fundamental para conhecer a história de um povo ou de um local, e a relação de São Paulo com o futebol é profunda a ponto de termos significados e simbolismos diferentes em cada prato”, explica Aline Tenório, da equipe da Secretaria da Educação.

A programação acontece das 10h às 17h, na área externa do Museu, enquanto a programação especial de vinte anos do museu acontece, com destaque para a exposição Contra-Ataque! As Mulheres no Futebol. “O objetivo da exposição é ampliar o conhecimento sobre a proibição porque você provoca uma indignação no público. As pessoas pensam ‘quer dizer que se minha vó quisesse jogar bola, ela não poderia?”, conta Daniela Affonsi, diretora de conteúdo do Museu.

Confira algumas comidas típicas de estádio:

Coxinha

Salgadinho feito com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, queijo, calabresa ou vários outros tipos de sabores. Encontrado em vários estádios de São Paulo, o salgado é comumente encontrado pelos frequentadores do estádio do Salgueiro (PE), também matando a fome dos torcedores de umas das maiores torcidas do nordeste: o Santa Cruz (PE).

Feijão tropeiro

Em Belo Horizonte (MG) o feijão tropeiro reina absoluto entre os frequentadores do estádio do Independência. As barraquinhas que vendem a iguaria lotam tanto a entrada quanto na saída dos jogos. ​É também marca registrada na história do Mineirão.

Cannoli

Os cannolis preparados por Antônio Pereira Garcia e família são tão importantes aos frequentadores do estádio da Rua Javari quanto as partidas do Juventus (SP). A feira no Museu do Futebol oferecerá uma versão dos tradicionais cones de massa frita recheados de creme ou chocolate.

Sanduíche de Pernil

Grande predileto dos torcedores paulistanos, o sanduíche de pernil faz parte da cultura gastronômica de torcedores em vários estádios brasileiros, sendo consumido também no Beira Rio (RS), Arena da Baixada (PR), Couto Pereira (PR), além do Pacaembu (SP) – casa do Museu do Futebol – e o Morumbi (SP). As receitas levam os segredos de seus cozinheiros, mas nunca deixam de incluir o preparo na chapa responsável pela consistência da carne, e vinagrete.

Caldo Verde

Sopa feita com couve e a batata, o prato tem origem no século XV na região do Minho, em Portugal, e até hoje é muito consumido em dias de frio. Em festas populares de Portugal e também no Brasil, esse caldo é uma das atrações. Faz parte da experiência de ver um jogo no Estádio do Canindé (SP), casa da Portuguesa.

Hot Dog

Adorados pelos habitantes da terra do Tio Sam, os hot-dogs de origem americana também caíram no gosto dos brasileiros, tornando-se um dos lanches mais populares do país.Encontrado em praticamente todos os estádios de futebol, têm variações regionais – por exemplo, leva purê de batata em São Paulo e frango desfiado junto com a salsicha no Paraná.