• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/07/2017
Pais e Alunos

Comissão julgadora seleciona 9 desenhos para o Concurso de Toyama

Obras selecionadas serão expostas no Japão, em setembro

Os desenhos enviados por nove estudantes da rede foram selecionados no Concurso de Desenho Toyama 2017 – “Descobrindo Gokayama, Patrimônio Mundial da Humanidade”. Foram encaminhadas à curadoria da Educação um total de 12 obras. Entretanto, três foram eliminadas por não obedecerem aos critérios do edital. Os finalistas foram encaminhados ao IPHAN (protocolo/Processo nº 2341/2017/48), para o devido cadastro como obras de arte, antes de serem remetidos para Toyama, no Japão.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Clique aqui e confira os desenhos selecionados

Os artistas são Luiz Gustavo Cinatri e Manoela Brito Lopes, da DE Americana; Vinicius santos Guedes e Yuri Salomão Verdasca Pereira, da DE Carapicuíba; Amanda Beatriz Rossini Chiacchio e João Victor Azevedo, da DE Jaú; Maria Fernanda Castadelli Braga e Giovanna da Silva Carvalho, da DE Leste 3 e Jennifer Yukari Santos, da DE São Roque.

Os desenhos escolhidos farão parte do Festival de Toyama, evento que acontecerá em setembro na cidade oriental e que busca reunir em um mesmo espaço diversos campos da Arte, como teatro, dança, tradições japonesas, artes plásticas e literatura. Os professores e alunos responsáveis pelos 15 trabalhos selecionados ainda receberão um certificado de participação.

Sobre o Concurso de Toyama 2017

Para essa edição do Concurso de Toyama, a produção dos desenhos foram embasadas a partir de pesquisa sobre a área de Gokayama, localizada no centro da Cidade de Nanto, na Província de Toyama. A técnica e o material de pintura eram livres, mas algumas regras sobre a produção da representação precisavam ser obedecidas. Os desenhos foram produzidos em sala de aula, sob a orientação de um professor, o responsável pela autenticidade da produção. Cada aluno concorreu com apenas um desenho, elaborado individualmente. A dimensão adequada retangular foi obedecida em todas as obras selecionadas, de 40cm a 55cm. No verso, estão indicados o nome do autor, bem como a data de nascimento e idade, o sexo e o título da obra.