• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/09/2017
Ensino Fundamental

Como fazer um diagrama para ajudar nos estudos

São 5 dicas que possibilitam aos estudantes maior capacidade de armazenar informações

Sabendo da importância de organizar as tarefas para que as alunas e os alunos da rede estadual consigam melhores resultados nos estudos, principalmente em época de Enem e vestibulares, a Educação segue empenhada em ajudar a tornar essa tarefa cada vez mais simples. Dessa vez, você poderá seguir algumas dicas para organizar um diagrama.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para muitos, estudar é um grande prazer. Mas, para outros, essa atividade nem sempre sai conforme o esperado. Isso acontece porque existem pessoas com maior facilidade de concentração, o que reflete diretamente na capacidade de focar toda a sua atenção aos livros e cadernos. Isso não significa que com um pouco de técnica e treino todos consigam resultados satisfatórios.

Preparar a mente é fundamental! Imagine que é, mais ou menos, como realizar algo que você conta os minutos para que aquele momento chegue, como jogar bola ou videogame. Geralmente, você organiza o ambiente. Se for um futebol com os amigos a ideia é que a quadra esteja limpa e sem buracos, se for um jogo online você precisa ter a conexão com a internet funcionando e também ter a certeza de que os controles não estão com defeitos, não é? Com os estudos não é diferente, é necessário organizar o ambiente. Procure uma mesa, tire tudo de cima e substitua pelos livros e cadernos. Quanto menos concorrência melhor, então desligue a televisão, deixe o celular longe e feche a porta para que o barulho externo não atrapalhe.

Deixe sempre por perto uma garrafa com água e uma comidinha, tipo a sua fruta preferida. Isso fará com que você não se levante e perca a atenção. Também combine com os outros integrantes da casa para que eles não fiquem te chamando. Esse é o primeiro passo para o sucesso.

Conhecer o seu ritmo faz parte do processo! Não existe um compasso ideal, cada ser humano funciona de um jeito e progride à sua maneira. Se você é mais detalhista e leva mais tempo para associar o conteúdo deve reservar um horário maior do seu dia para os estudos. No entanto, fazer uma pequena pausa de hora em hora é importante, independentemente do seu ritmo. Uma dica é descansar 10 minutos para cada 50 estudados.

A memória deve ser incentiva! Com certeza você sabe exatamente a melhor maneira de colocar seu raciocínio em ordem. Geralmente, as pessoas se lembram melhor das coisas que leram no início ou no final, e apresentam maior dificuldade para se recordarem do conteúdo que está no meio das matérias. Mudar isso é quase que impossível, pois é uma atividade cerebral típica. O “pulo do gato” é adequar seus estudos com prioridade para o conteúdo mais importante. Aquilo que julgar mais interessante para o seu desenvolvimento deve ser estudado primeiro ou por último. Simples assim!

A quarta dica está relacionada a todas as anteriores, mas nunca é demais reforçar: planejamento é crucial! Não há importância se o material é complexo ou mais simples, você precisa se preparar. Por isso, divida o conteúdo em pequenas frações (fazer uma lista de tópicos é um recurso interessante a ser utilizado). Essa prática ajuda você a, por exemplo, memorizar palavras-chave. Com os tópicos em mente é como se você tivesse no cérebro um arquivo com as informações separadas por assuntos. Na hora da prova é só recordar onde “guardou” cada material e responder as questões.

E, para finalizar, a dica que dá base para todo esse conteúdo é fazer um diagrama mental! Assim, a partir de um conceito principal, relacione os aspectos menos importantes progressivamente através de mapas, criando subcategorias. Inclua termos ou ideias importante que o ajudarão na organização.

Os mapas mentais – ou diagramas – são simples e fáceis de criar, e você vai perceber que eles são muito mais eficientes do que as listas convencionais. Eles podem ajudá-lo a se lembrar de um volume maior de informações, devido à forma como foram criados, seguindo uma linha específica de raciocínio.