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quinta-feira, 30/01/2020
Destaque

Como funciona o acolhimento, que passa a ser praticado em toda a rede

Além das novas matérias, o Inova Educação traz um componente já conhecido das escolas de tempo integral para toda a rede

Se no dicionário, “acolher” quer dizer refugiar, apoiar e amparar, no âmbito escolar a palavra tem um significado ainda mais amplo e que será colocado para todas as escolas da rede estadual de São Paulo a partir do início do ano letivo de 2020, no dia 03 de fevereiro: é o acolhimento, componente que faz parte do Inova Educação.

O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles. O ato de acolher tem o propósito de despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento, e, principalmente, permitir seu desenvolvimento integral.

“O acolhimento não tem hora nem local específico para acontecer. É uma postura que envolve duas vontades: a vontade de ser acolhido, que vem da infância, dos braços de mãe, e a vontade de acolher, de ouvir o outro, de mostrar o quanto ele é querido e acolhido”, explica Cristina Mabelini, coordenadora da EFAPE.

Para Cibele Sbrissa, vice-diretora da E. E. Capitão Vitório Togni, em Cabreúva, o acolhimento estimula capacidades socioemocionais como o olhar para o outro. “Em Cabreúva, trabalhamos sempre a empatia. Nossa dinâmica funcionava em grupo, com os alunos se apresentando e falando características positivas de quem estava do lado. Isso gerava uma empatia imediata e criava um senso se pertencimento que se estendia para o ano”.

Outra proposta da ação é fazer com que os alunos reflitam sobre o seu Projeto de Vida, um dos três novos componentes da matriz curricular, que também traz Tecnologia e Inovação e Eletivas. “A gente gosta de falar no Acolhimento que o Projeto de Vida não precisa ser necessariamente algo profissional, pode ser qualquer tipo de sonho. E também gosto de dizer que sonhar é muito bom, mas realizá-lo é melhor ainda”, explica Giovana Nicolluci, estudante do 3º ano do Ensino Médio na E. E. Reverendo Augusto Paes de Ávila, em Praia Grande.

Primeiro dia será destinado ao Acolhimento

O primeiro dia de aula será voltado para o Acolhimento, com dinâmicas em grupo, conduzidas pelos próprios alunos, para o registro dos sonhos. A ideia é de que os educandos sejam estimulados a pensarem sobre os passos que precisarão seguir para concretizar o que desejam, assumindo uma postura protagonista na sua trajetória escolar. Uma atenção especial também é feita com alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos, e estudantes migrantes.

Os registros das atividades irão compor o portfólio de cada estudante. E essas informações serão sistematizadas pela gestão escolar e compartilhadas com os outros docentes, como forma de subsidiar, por exemplo, a elaboração das disciplinas Eletivas, que devem estar relacionadas aos Projetos de Vida dos alunos.

Além disso, o acolhimento prevê dois papéis. No final do ano letivo de 2019, alguns estudantes de cada unidade escolar foram selecionados e formados para se tornarem jovens acolhedores, tarefa que irão desempenhar no começo deste ano. Os professores também serão acolhidos, em atividades separadas, mas também realizadas pelos jovens acolhedores, com o objetivo de integração entre os pares e melhoria do clima escolar.

Lucas Henrique Paiva da Silva, aluno da EE Reverendo Augusto Paes D’Ávila, da Diretoria de Ensino São Vicente, já esteve nas duas posições, como acolhido e acolhedor, e compartilha essas experiências: “Quando eu entrei na escola e passei por esse processo, fiquei realmente apaixonado. Não só pela ação, mas também pela escola. Realmente, o Acolhimento me proveu muita coisa. Aprendi a me conhecer um pouco melhor. E de fato, me senti acolhido, e entrei muito mais tranquilo no primeiro dia de aula”, relata.

A grande missão é fazer com que a escola dialogue com os sonhos dos estudantes, e que os jovens percebam a relação que as atividades escolares têm com seus sonhos, enxergando o sentido da escola em sua vida. E nessa trajetória, o papel do educador é fundamental no incentivo e no apoio durante todo o processo.