• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/08/2019
Boas Práticas

Como retomar os estudos para o vestibular? Confira dicas de especialistas!

Especialista relata como manter os estudos em dia e equilibrar outras tarefas

Hoje (07) faz uma semana que as aulas voltaram na rede pública. É um tempo de readaptação ao ritmo de estudos para garantir um bom desempenho no vestibular, visado por muitos estudantes que estão no Ensino Médio ou aqueles que irão prestar para treinar para o próximo ano.

As preocupações são variadas: equilibrar tarefas, absorver todo o conteúdo do semestre e não perder de vista aquele tempinho de lazer e descanso. A psicóloga e coordenadora de projetos do Centro Paula Souza (CPS) Rosemeire Ferraz dá algumas dicas simples e efetivas para voltar à escola com tudo e garantir um bom desempenho no fim do ano. Confira:

Ter foco e não esquecer do seu objetivo

É muito importante não perder o foco desde o começo do ano. Não esqueça dos motivos que o levaram querer passar no vestibular e mantenha seus objetivos no horizonte. Você quer conseguir estudar em uma universidade pública ou cursar aquilo que sempre imaginou fazer para sua vida? Não perca isso de vista.

O foco em sala de aula também é essencial para aproveitar o conteúdo e identificar quais disciplinas merecem atenção extra. Um pouco de distração é normal, mas caso você esteja com muita dificuldade de manter a concentração, converse com o professor ou com um especialista, como um psicólogo, para compreender onde está o problema e como vocês podem trabalhar juntos na solução.

Dedicação e sacrifício fazem parte do pacote

Estabeleça uma rotina de estudos para não se perder com a quantidade e variedade de conteúdo passado em sala de aula. “O ideal é que o aluno estabeleça um período diário, de mais ou menos uma hora, para retomar o que foi abordado nas aulas do dia e tirar dúvidas com o professor o quanto antes”, explica Rosemeire. É importante compreender todo o conteúdo antes de passar para uma próxima fase do aprendizado. Desse modo, fica mais fácil acompanhar novos tópicos e evitar nervosismo e ansiedade na hora das provas ou da apresentação de trabalhos.

Planejamento é tudo

O semestre passa rápido e, quando você vê, já está na hora dos exames finais. Por isso, não deixe para correr atrás de boas notas nos 45 minutos do segundo tempo. Planeje maior tempo de estudo e pesquisa para as disciplinas nas quais você tem maior dificuldade desde o início do semestre. “Acumular matéria não estudada e trabalhos é ruim para o desempenho acadêmico e para a saúde mental do estudante. Recomendamos sempre seguir um cronograma, por mais complicado que pareça”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

Alimentação e sono em dia

Preste atenção na resposta do seu corpo e da sua mente e se pergunte se a sua alimentação e qualidade do sono estão trabalhando a seu favor. “Principalmente para os adolescentes, a falta de sono acarreta cansaço mental e corporal, o que pode prejudicar muito o desempenho na escola”, explica a especialista. O ideal é estabelecer um horário para ir para a cama durante a semana, controlar o consumo de gordura e açúcar e nunca descuidar da hidratação, principalmente em períodos de clima quente e seco.

Lazer é sagrado

O lazer tem de ter espaço nessa fase da sua vida. Isso vale para o videogame, as séries, o convívio com a família e os amigos. A socialização e a diversão não são menos importantes que as outras dicas e são essenciais para se desligar um pouco da rotina de estudos. Caso consiga aliar esses momentos de descanso com algum exercício físico, melhor ainda: andar de bicicleta, nadar ou até mesmo caminhar, especialmente em contato com a natureza, são atividades que ajudam a recarregar as baterias.