É hoje! De hoje, terça, dia 21 de janeiro, até domingo, dia 26 de janeiro, o Sisu aceita inscrições para 237.128 vagas oferecidas em 128 instituições, entre universidades federais e estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Para te ajudar a não ter dúvidas na hora da inscrição, fizemos um passo a passo, bem explicado, de como devem ser feitas as inscrições. Confira!
1. Acesse o site oficial:
A primeira coisa a fazer é ter acesso à internet para entrar no site oficial do Sisu. É lá onde acontece tudo e está a tela de login.
2. Faça o login:
Depois de descobrir as datas para inscrição, você precisará usar o seu número de inscrição do Enem e a senha para ter acesso ao Sisu. Basta preencher os campos com os seus dados. Posteriormente, se necessário, você poderá alterar os dados desse campo de inscrição.
“Recomendamos que o jovem sempre tenha os dados de acesso com ele. Seja impressos ou anotados. Facilita o acesso e é uma forma de não esquecer os dados”, explica Sonia Maria Brancaglion, da equipe de grêmios estudantis da Secretaria da Educação.
3. Selecione o curso:
Depois de se inscrever, você deve acessar a janela “minha inscrição”, onde poderá finalmente selecionar quais são os cursos de seu interesse. Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse.
“A escolha dos cursos deve ser acompanhada de muita análise e conversa com os pais. É o momento de definir prioridades e por isso a segunda opção do Sisu é tão importante. Recomendamos que o jovem priorize a área na qual quer seguir a carreira e escolha cursos que tenham fit com sua personalidade”, recomenda Teresinha Moraes, da equipe de grêmios estudantis da Secretaria da Educação.
Para selecionar é preciso clicar em: 1ª opção de curso para selecionar a universidade e o curso, e faça o mesmo em “2ª opção”. Depois dessas etapas, é hora de selecionar o tipo de concorrência a que você se enquadra.
4. Selecione o tipo de concorrência:
Existem três modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga através do Sisu, além da ampla concorrência: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda ou cotas por ações afirmativas. Selecione aquela que se enquadra ao seu perfil e que esteja disponível na faculdade do seu interesse.
5. Tela de confirmação:
Por fim, para concluir a sua inscrição você deve confirmar os dados na tela de confirmação, clicando em “Confirmar minha inscrição”. Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado – que deve sair pouco depois do encerramento das inscrições.