• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/05/2005
Últimas Notícias

Companhia teatral escolar resgata “Os Cirandeiros”

Tradição nordestina é apresentada por alunos da Escola Estadual Magui, de Santa Bárbara d’Oeste Resgatar a cultura popular de uma região, rica em contos e causos folclóricos, e apresentá-la ao […]

Tradição nordestina é apresentada por alunos da Escola Estadual Magui, de Santa Bárbara d’Oeste

Resgatar a cultura popular de uma região, rica em contos e causos folclóricos, e apresentá-la ao público de maneira simples, mas com muita criatividade. Este, pelo menos, é o principal desafio do trabalho que está sendo desenvolvido pela Cia Pierrô de Teatro Experimental, criada pela Escola Estadual Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes (Magui). Os alunos que integram esta companhia teatral arregaçaram as mangas, foram à luta e reavivaram um mundo imaginário de personagens do folclore nordestino que parecem ter saído de histórias em quadrinhos, por suas situações insólitas e caracterizações típicas.

 

 

 

 

 

Baseado em “Os Cirandeiros”, que contam os versos poético-musicais enquanto seus companheiros interpretam os causos, verídicos ou não, embalados ao som de músicas típicas nordestinas, e na obra “Nossa Terra”, de Oliveira Melo, os alunos montaram um espetáculo teatral diferente (com data prevista de estréia para junho), com 45 minutos de duração, intitulado “Irmandade das Almas”, que também será apresentado em entidades sociais. “Nossa proposta, ao criarmos este grupo teatral, é a de resgatar contos e causos folclóricos, que estavam esquecidos ou sendo pouco divulgados. Além disso, queremos levar essa cultura e informação adquirida a um público que seja exigente, consciente e bastante diversificado”, explica Adriana Nunes Machado, vice-diretora da Escola Estadual Magui.

 

 

 

 

 

Segundo Adriana, a ciranda é apenas um entre tantos ritmos populares gerados na região sócio-econômica que abrange o nordeste brasileiro, principalmente a Mata Norte Pernambucana. “Sua história oral só começa a ser contada a partir dos anos 50, quando tomou o espaço do Coco de Roda como diversão popular preferida. Com o êxodo rural, o divertimento se espalhou e atingiu as praias da capital pernambucana, onde a classe média passou a freqüentar roda de ciranda pensando que aquele fosse seu espaço de origem”, finaliza.

Além de pesquisarem a tradição de “Os Cirandeiros”, os alunos da Cia Pierrô de Teatro Experimental também realizam o estudo de disciplinas específicas do teatro, tais como Comunicação e Expressão Oral, Expressão Corporal, Expressão Vocal, Montagem e Maquiagem etc, ministradas pela educadora universitária e atriz Gisele Vechin. No elenco, em ordem alfabética, estão Bluna Hury, Delaine, Gabi Mamba, Giselle Azanha, Izabela Escórpion, Jancy Rauschkolb, Lyvia Silva, Nanda Erbolato, Su Franco, Thissi Garcia, Tony Souza, Val Gomes e Vanessa Fefa.