• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/04/2017
Ensino Fundamental

Competição vai testar conhecimento em tecnologia e programação de alunos da rede

Promovida pela Unicamp, Olimpíada Brasileira de Informática tem inscrição até 5 de maio

Alunos da rede estadual de São Paulo que dominam a linguagem da programação podem participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Promovida pelo Instituto de Computação da Unicamp, a competição é aberta a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O cadastro vai até 5 de maio e deve ser feito pelas equipes gestoras das escolas interessadas em aplicar a prova. A primeira fase está marcada para 11 e 12 de maio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

– Para cadastrar sua escola, preencha o formulário Cadastro de Escola Sede

Embora ainda não faça parte do currículo escolar oficial, a linguagem da programação domina boa parte dos equipamentos que alunos e professores utilizam em sala de aula e também dialogam com disciplinas de Matemática e Física. Aplicativos, sites e até jogos são criados a partir de códigos e algoritmos. 

O Olimpíada é dividida em duas modalidades: programação e iniciação. Na Iniciação, os alunos são levados a resolver problemas de lógica e computação, sem qualquer apoio tecnológico, utilizando apenas lápis e papel. Já a prova de Programação requer conhecimentos técnicos e é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

Parceiro da Educação ensina a programar

Para quem quer topar o desafio da Olimpíadas ou mesmo dar os primeiros passos, a Secretaria mantém parceria com o movimento Eu Posso Programar.  No site há dicas e o passo a passo para quem quer inventar um jogo de animação. Já aqueles que têm vontade de conhecer a linguagem básica e, por que não, lançar um aplicativo (tipo: Whatsapp, Instagram e Snapchat), o site oferece cursos em diferentes plataformas.