terça-feira, 06/12/2011

Governo e sociedade firmam compromisso de São Paulo pela Educação

O engajamento da população paulista em prol das ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre as melhores do mundo foi o tema do encontro realizado no dia […]

O engajamento da população paulista em prol das ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre as melhores do mundo foi o tema do encontro realizado no dia 02/12

Na última sexta-feira, 02 de dezembro, durante evento realizado no Teatro Sérgio Cardoso, na região central de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin, junto com outras autoridades, representantes de diversas associações atuantes na área de Educação, professores e pais de alunos, deram um passo decisivo para a mobilização da sociedade paulista pela melhoria do ensino público do Estado de São Paulo.

Veja como foi o evento pela celebração do compromisso de São Paulo pela Educação:

“Não bastam os investimentos permanentes do Governo do Estado na Educação”, disse o secretário da Educação, Herman Voorwald, durante o evento. “Em todos os países em que o ensino teve grandes avanços foi essencial o envolvimento de toda a sociedade, com famílias acompanhando o desempenho de seus filhos, o trabalho de suas escolas e também as ações governamentais. Além do apoio da iniciativa privada, de associações civis e de todos os setores a essa mobilização.

A iniciativa de engajamento social celebrada nesta sexta-feira é um dos cinco pilares do programa Educação — Compromisso de São Paulo, anunciado pelo governador em 15 de outubro, Dia do Professor. Os dois objetivos principais do programa são fazer com que a rede estadual de ensino atinja níveis de excelência e que a carreira docente seja uma das mais prestigiadas pelos jovens do Estado. Diversas ações do programa já estão em curso.

O envolvimento para mobilizar a sociedade paulista teve como ação preliminar a participação de 185 mil pais de alunos em 1.934 escolas de todo o Estado no dia 6 de novembro. Os familiares contribuíram com 95 mil sugestões que já estão sendo utilizadas como subsídio para o programa.

Colaborações

Para elaborar o Educação — Compromisso de São Paulo, a Secretaria da Educação contou não somente com o apoio de suas diversas áreas técnicas, mas também com propostas e sugestões da própria rede estadual de ensino. Essa ampla participação aconteceu no primeiro semestre, quando o secretário Herman Voorwald e o secretário-adjunto João Cardoso Palma Filho foram às reuniões nos 15 polos regionais que congregam as 91 diretorias de ensino de todo o Estado.

A iniciativa teve também apoio e envolvimento de diversas organizações e instituições, como Instituto Natura, Fundação Victor Civita, Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Comunidade Educativa Cedac, Instituto Hedging-Griffo, Fundação Itaú Social, Tellus, Parceiros da Educação, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Bradesco, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Instituto Península, ICE (Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação), Fundação Arymax e da consultoria internacional McKinsey & Company.