sexta-feira, 08/04/2005

Comunidade da E.E. Prof. Ademar Hiroshi Suda conhece o Litoral

No dia 19 de março a comunidade da EE Ademar Hiroshi Suda – Diretoria de Ensino Norte 2, junto do Coordenador de Área Fernando e da Educadora Profissional Maria Cândida, […]

No dia 19 de março a comunidade da EE Ademar Hiroshi Suda – Diretoria de Ensino Norte 2, junto do Coordenador de Área Fernando e da Educadora Profissional Maria Cândida, teve a oportunidade de conhecer o Litoral, especificamente a cidade de Santos. O passeio se deu por meio do CONSEG de Vila Gustavo, onde o próprio Presidente , Sr. Antonio Henrique Fernandes, procurou a equipe do Programa Escola da Família, convidando-os a participar do Projeto de Cidadania – Conhecendo o Litoral, projeto que esta concorrendo junto a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, ao “Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária”.

Da inscrição do público à preparação da viagem:

O Programa organizou cartazes de divulgação do evento por toda a escola, procurando atender, em primeiro lugar, as crianças que nunca saíram de São Paulo. No momento da inscrição, o responsável pela criança,respondia a um questionário de saúde do aluno, assinava a autorização e recebia instruções para o dia do passeio.

O Lions Club de São Paulo/Tucuruvi forneceu o lanche para a viagem; O Mercadinho do Paulinho, da região, forneceu água , bala e chicletes. O Lions Club São Vicente/Praia e Lions Santos Centro ofereceu o almoço e o passeio de bonde pelo centro Histórico da Cidade, a Prefeitura de Santos ofereceu alojamento na EMEI Leonor Mendes de Barros. O ônibus que levou os participantes até Santos, foi patrocinado pelo Lions São Paulo /Tucuruvi.

A viagem

A viagem foi uma alegria só, a equipe chegou na EMEI Leonor Mendes de Barros onde foi recepcionada pelos integrantes do Lions de São Vicente Praia e Santos Centro. Na praia uma equipe de salva-vidas esperavam todos com grande animação. Foi desenvolvida a prática do Lien Ch’i. Chegou o grande momento de entrar no mar, as crianças brincaram, nadaram , se deliciaram diante daquele mar que tantos deles não conheciam, ficaram admirados com o tamanho dos navios que avistaram.

As crianças voltaram para escola, onde almoçaram, desenharam, brincaram no parquinho, andaram de bonde pela cidade e conheceram o Centro Histórico de Santos. A Equipe da 3ª Cia do 5º BPM/M., sob o comando do Capitão Walter, apesar de encontrar-se em gozo de férias, compareceu ao evento e esteve presente em todo momento.

“Para nós do Programa Escola da Família foi muito gratificante, atingimos nossa meta de desafio, foi gratificante apreciar os olhares luminosos das crianças. Não existem limites para o homem que tem a capacidade de sonhar e acreditar”, concluiu a Educadora Profissional, Maria Cândida.

Thais Liberato

Imagens: