• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/02/2004
Últimas Notícias

Comunidade faz mutirão para pintar quase 4 mil escolas

O programa “Pinte na Escola nestas Férias” foi lançado neste domingo com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, na EE […]

O programa “Pinte na Escola nestas Férias” foi lançado neste domingo com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, na EE Dom Miguel Kruze, zona leste da capital

Na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, quando os alunos voltarem às aulas, eles encontrarão as escolas com cara nova. Isso porque começou neste domingo, dia 1º de fevereiro, um mutirão para pintura de 3.846 escolas estaduais. São 2.032 escolas na capital e grande São Paulo e 1.814 no interior.

As 3.846 escolas foram escolhidas de acordo com um levantamento realizado pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior) e pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo). Todas estas escolas tinham necessidade de renovar a pintura. Mais de 4,5 milhões de alunos serão beneficiados.

Para o mutirão de pintura, a Secretaria de Estado da Educação investiu R$ 18.957.00,00. A mão de obra fica por conta da comunidade. Além de tornar o ambiente escolar mais agradável, o objetivo do programa é integrar a comunidade com a escola, dividindo a responsabilidade por sua manutenção.

Durante a cerimônia de lançamento do programa “Pinte na escola nestas férias”, o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, falou sobre a importância do envolvimento da comunidade. “Quanto mais a comunidade sente que a escola é dela, mais cuida do prédio”. O último levantamento da Secretaria de ocorrências nas escolas mostra exatamente isso. Comparando outubro de 2003 com outubro de 2002 houve uma diminuição de 50% nas pichações externas das escolas. As depredações caíram 13% e as invasões e arrombamentos tiveram queda de 38,1%.

O Governador Geraldo Alckmin falou da importância da união escola e comunidade: ” A gente vê uma escola inserida na comunidade e é esse o grande caminho”.

Já o secretário destacou importantes valores da educação. “Ética, respeito, cidadania, acolhimento, envolvimento: isso é o essencial da educação”. São estes os valores responsáveis pelo sucesso do programa Escola da Família, que está levando a comunidade para dentro das escolas, e fazendo-a se sentir responsável pela unidade.

Depois da cerimônia de lançamento, o Governador e o Secretário colocaram a mão na massa e ajudaram a pintar o muro da escola. Em seguida, eles visitaram as atividades do Escola da Família que são realizadas na EE Dom Miguel Kruze.

Selma Belini