• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/02/2012
Imprensa

Comunidades atendidas por escolas estaduais terão festivais de hip-hop

A primeira competição será realizada em 31 de março na cidade de São Sebastião. As inscrições para o evento terão início amanhã e vão até o dia 15 de março […]

A primeira competição será realizada em 31 de março na cidade de São Sebastião. As inscrições para o evento terão início amanhã e vão até o dia 15 de março

A rede estadual de ensino terá, a partir de março, festivais de hip-hop. Promovido por meio de parceria entre as secretarias da Educação e da Cultura, o projeto “Hip-hop Ensina” promoverá cinco competições do gênero musical, em diferentes regiões do Estado. Podem participar membros de comunidades escolares de todo o Estado.

As composições deverão ter conteúdo educativo e abordar temas como riscos do uso de álcool, tabaco e drogas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência, e discussão das igualdades de gêneros ou de etnias.

Além da letra, o artista deverá criar um vídeo com a música e postar no site Youtube. Todo o material deverá ser encaminhado ao endereço pef_hiphopensina@projetoape.com.br, aos cuidados da equipe de organização do projeto. As 15 melhores composições de cada região serão escolhidas para participar dos festivais, desenvolvidos pelo programa Escola da Família e pelo projeto Ações Preventivas na Escola, ambos da Secretaria da Educação.

“Nosso principal objetivo é utilizar o potencial da cultura juvenil para trabalhar a questão da prevenção no ambiente escolar. Nesse sentido, o hip-hop tem se mostrado um veículo eficaz nos processos de aprendizagem”, explica Rubia Carla do Prado, membro da equipe do Escola da Família e uma das idealizadoras da ação.

A primeira etapa

O primeiro festival será realizado, em 31 de março, na Escola Estadual Professora Josepha de Sant’ Anna Neves, na cidade de São Sebastião, região de Caraguatatuba, e contará com a participação do rapper Max B.O., apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã até o dia 15 de março. Os compositores inscritos deverão encaminhar a letra da música e o link do vídeo até 21 de março.

Também serão agendados eventos nas cidades de Jaú, São Paulo, Sertãozinho e Sumaré. Os festivais terão comissões julgadoras compostas por júris técnicos e artísticos, que avaliarão aspectos como interação com o público, abordagem do tema, proposta artística, performance, entre outros critérios.

Os três melhores classificados de cada região serão premiados com troféus. Entre os que tiverem a primeira colocação em cada um dos eventos, será escolhido um artista para representar o programa Escola da Família no Encontro Paulista de Hip-Hop, a ser realizado em novembro.

Sobre o programa Escola da Família

Com o objetivo de aproximar sociedade e escola, desde 2003, o Escola da Família promove a integração entre estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos da iniciativa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.