segunda-feira, 18/05/2015
Boas Práticas

Conceitos de justiça e cidadania são discutidos em sala de aula

Ação, em parceria com o poder judiciário da cidade, acontece em 15 escolas da região de São Carlos

Há aproximadamente cinco anos, a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, em parceria com o poder judiciário da cidade, realiza um projeto que leva aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental conceitos relacionados a direitos, deveres, cidadania e justiça.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Intitulado de “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”, o projeto discute as questões citadas anteriormente por meio da “Cartilha da Justiça”, material lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros e que traz os conteúdos em formato de histórias em quadrinhos e com linguagem infantil para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula.

“Leituras, pesquisas sobre o tema, rodas de conversas entre os alunos. Essas são algumas das atividades que o projeto nos proporciona desenvolver dentro da escola”, afirma Ângela Maria Bueno Rosa Bruno, diretora da E.E. Professor Antonio Adolfo Lobbe, uma das 15 unidades participantes.

– Confira as 15 escolas participantes do projeto

Ao término dos trabalhos com a cartilha, os alunos recebem a visita do Dr. André Luiz de Macedo, juiz de Direito de São Carlos, junto com promotores, advogados, policiais e outros profissionais do judiciário que vão às salas para contar um pouco da rotina da profissão, além de uma conversa sobre os temas do projeto.

“Esse projeto é importante pois a partir desse evento todos saberão que também podem contribuir para educar nossos jovens”, revela Débora Gonzalez Costa Blanco, dirigente regional de ensino.

Publicação de um livro

Após a visita do poder judiciário nas escolas, inicia a produção artística e textual, na qual cada classe escolhe um tema junto com a professora para elaboração de textos e desenhos, que são enviados à Diretoria de Ensino para análise e correção.

A partir daí, inicia-se a produção de um livro, lançado no fórum da cidade com a participação dos alunos. A quinta edição está prevista para ser lançada entre novembro e dezembro.

Parceria com os Grêmios

Neste ano, a parceria se estendeu aos Grêmios Estudantis da região compostos por alunos dos Anos Iniciais. O objetivo da participação dos pequenos gremistas é disseminar ainda mais práticas de solidariedade nas unidades de São Carlos.

“Muitos dos alunos que participam da iniciativa estão nos greminhos. Como o projeto trabalha questões de solidariedade, eles acabam desenvolvendo ações dentro da escola relacionadas aos temas tratados no projeto”, conta Alexandre Monte, professor coordenador da equipe dos Anos Iniciais do Núcleo Pedagógico.