• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/09/2015
Pais e Alunos

Concurso busca jovens talentos da Ciência em feira estadual

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio podem participar

As inscrições para a Feira de Ciências da rede estadual de São Paulo estão abertas e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio podem participar do concurso.  Os projetos devem ser enviados até 24 de setembro para a banca organizadora da feira, que terá supervisão dos professores das unidades. 

Inscreva-se na Feira de Ciências 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

ÚItimas edições

A Educação busca novos talentos nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo científico.  Na última edição, três jovens cientistas da Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, em Jales, se destacaram com um modelo para a filtragem da água. O trio formado por Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande e Wigor Ribeiro propôs a adoção de camadas de carvão, húmus, areia e pedra para retirar a sujeira e o odor do líquido e reutilizá-lo no banheiro e na limpeza de áreas externas da unidade de ensino.

Com ajuda dos professores da Biologia, a jovem Camila Agone, da Escola Estadual Jardim Riviera, em Santo André, identificou as propriedades cicatrizantes da planta embaúba, facilmente encontrada na região. O projeto ganhou destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e o apoio técnico da Universidade Federal do ABC.

Os alunos da Escola Afonso Cafaro, em Fernandópolis, descobriram o potencial proteico dos gafanhotos, que podem inclusive ser utilizados na fabricação de bolos e outros produtos. A inusitada experiência também chamou atenção da UNESP de São José do Rio Preto e há empresas interessadas na possível comercialização.