• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 31/08/2016
Ensino Médio

Concurso cultural premia jovens autores negros

Prêmio Flink de Literatura busca estimular a produção literária e recebe textos até 2 de setembro

Para incentivar a produção literária de jovens autores negros residentes no Brasil, a Flink Sampa, evento que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, no Memorial da América Latina, promove o 1º Prêmio Flink de Literatura. A ação inédita recebe textos autorais até o dia 2 de setembro. Faça a sua inscrição. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Poderão concorrer romances inéditos, destinados ao público adulto e escritos em língua portuguesa, de autores negros de 16 a 29 anos completos até a data final do período de inscrições. Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho.

As obras serão analisadas pela comissão julgadora composta por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários escolhidos pela FlinkSampa. O júri concederá o Prêmio Flink de Literatura a uma única obra, porém os três primeiros colocados terão seus romances publicados em uma coletânea em um volume único, financiado pela Afrobras.

No dia 1º de novembro serão divulgadas as 10 obras finalistas e, no dia 18, os nomes dos três primeiros colocados. A premiação ocorrerá na FlinkSampa, dia 19 de novembro.

A quarta edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – FlinkSampa é realizada com o tema “Eu quero liberdade”. O evento promove debates literários e sociais, lançamentos de livros, performances e outras atividades culturais, sempre levando em conta questões relacionadas aos direitos dos negros e a favor do fim do panorama de exclusão ainda persistente. Toda a programação é gratuita.