• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/04/2017
Boas Práticas

Concurso da DE Catanduva promove reflexão sobre sexualidade na adolescência

Projeto faz parte do fechamento das ações pedagógicas da Diretoria de Ensino há 20 anos

Desde 1996, a Diretoria de Ensino de Catanduva mantém o concurso “Quadras, Frases, Charges e Paródias da Educação em Saúde”, por meio do projeto “Prevenção também se Ensina”, com temas voltados para o cotidiano do aluno, sobretudo em sexualidade na adolescência. O concurso explora temas como o cuidado com o corpo, uso de preservativo nas relações sexuais e gravidez na adolescência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“São temas transversais do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Quando trabalhamos esses temas com os adolescentes, entendemos em qual momento estes estudantes se encontram e qual é a concepção que eles têm sobre a sexualidade”, explicou Telma Biselli de Lourenço, Interlocutora de Educação em Saúde da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.

O projeto incorpora as 26 Unidades Escolares jurisdicionadas na DE Catanduva. Durante todo o ano letivo, os professores trabalham os temas propostos para que, no final do ano, ocorra o coroamento do projeto por meio do concurso.

Telma explica que cada escola seleciona quatro produções dos alunos matriculados no Ensino Fundamental de cada categoria (Quadras, Frases e Charges). Para os alunos do Ensino médio, cada escola seleciona uma paródia.

Na fase final, são selecionadas as dez produções mais significativas para o propósito do concurso de todas as categorias. A comissão julgadora é composta por educadores e especialistas na área de educação em saúde e parceiros. A premiação ocorre no final do ano letivo, em uma solenidade pedagógica festiva no auditório da E.E. Barão do Rio Branco

Em função dos 20 anos do projeto, em 2016, a DE firmou parceria com o Senac para a impressão de 200 encartes da Edição Comemorativa. 

Clique aqui para conhecer os selecionados para a edição comemoriativa

#doc[1235]#