Desde 1995, a Secretaria da Educação mantém um intercâmbio cultural com a Província de Toyama, no Japão. Além do Convênio de Fraternidade entre os governos, os dois governos mantêm uma parceria consolidada, e um dos principais braços é a participação da Educação no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, no Japão, com a exposição de produções artísticas feitas por alunos da Rede.
Neste ano não foi diferente.
Para selecionar as obras vistas por milhares de japoneses, a Secretaria promove há anos o“Concurso de Desenho de Toyama”. Com a participação da Associação Toyama Kenjin do Brasil, uma equipe interna escolhe um tema relacionado à cultura japonesa, sempre com o intuito de valorizar e preservar as tradições orientais, para que alunos de toda a rede pública desenvolvam desenhos e atividades em sala de aula.
“Acreditamos que propostas como esta, que reúnem as várias linguagens artísticas em um mesmo espaço, contribuem para a ampliação do repertório cultural dos jovens estudantes, propiciando momentos de debates para a valorização e o respeito às tradições de outros povos”, pontua Maria Cristina Noguerol, diretora do CRE Mario Covas.
Neste ano o tema foi “As Carpas na Cultura Japonesa”. A comissão julgadora teve que escolher dez finalistas, entre 88 desenhos produzidos por alunos de 39 diretorias de ensino da rede estadual pública paulista. Além dos brasileiros, marcaram presença obras produzidas por alunos de até 15 anos de idade vindas de outras localidades com as quais Toyama também mantém intercâmbio: Província de Liaoning e cidade de Xangai, na China; Província de Gangwon, na Coreia do Sul; território de Primorsky, na Rússia; e o estado de Oregon, nos Estados Unidos.
“É fundamental divulgar aspectos de outras culturas para nossos alunos. Assim eles conseguem ter contato com um mundo totalmente diferente e aprendem com o que é novo”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED na Secretaria da Educação. Os desenhos estão expostos na sede do CRE Mário Covas, em São Paulo, e toda a rede está convidada.