• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/11/2020
Ensino Fundamental

Concurso de desenho para celebrar 75 anos da ONU recebe trabalhos até segunda-feira (16)

Escolas devem encaminhar os desenhos inspirados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as Diretorias de Ensino

Escolas públicas de São Paulo tem até segunda-feira (16) para encaminhar os trabalhos escolhidos para o concurso de desenho “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que celebra os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

A competição é uma parceria entre as Secretarias da Educação, de Relações Internacionais e da Casa Civil e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Podem participar os alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Os desenhos para o concurso devem ser inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são guiados pelos seguintes princípios: pessoas (erradicar a pobreza e a fome); prosperidade (garantir vidas prósperas em harmonia com a natureza); paz (promover sociedades pacíficas); parcerias (implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida); e planeta (proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras). O estudante deverá escolher um dos cinco P’s para criar o seu desenho.

Além da imagem, o participante deverá produzir um texto de dez linhas definindo o conceito do desenho criado, contando a mensagem que pretende passar, a escolha dos elementos que o compõem, bem como a técnica e a utilização harmônica dos elementos da linguagem visual apresentada na obra.

Os alunos terão de desenhar à mão livre e poderão utilizar lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim ou giz de cera. O desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O arquivo precisa conter o título da obra e nome do estudante.

Fases da seleção

A seleção passará por várias etapas que começa na escola do aluno e termina no Palácio dos Bandeirantes. Na primeira, o diretor da escola terá de formar uma comissão multidisciplinar, com pelo menos um professor de arte, para realizar a seleção de 10 desenhos, sendo cinco para o ensino fundamental e cinco para o ensino médio. É necessário que cada um dos 5 P’s seja contemplado em cada faixa de ensino. A unidade deverá encaminhar os desenhos selecionados para a Diretoria de Ensino até o dia 16 de novembro.

As Diretorias de Ensino, por sua vez, precisam constituir uma comissão para selecionar dez desenhos (cinco de cada ciclo de ensino) e encaminhar para a Secretaria da Educação até o dia 24 de novembro.

Entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, a Seduc irá selecionar 200 desenhos finalistas, sendo 100 referentes ao ensino fundamental e 100 dos alunos do ensino médio.

Os desenhos, então, seguem para a fase final, em que a comissão formada pelo Palácio dos Bandeirantes definirá os 20 vencedores. Esta etapa ocorre entre os dias 3 e 10 de dezembro. O anúncio dos escolhidos será feito a partir do dia 19 de dezembro.

Os trabalhos vencedores irão compor uma exposição organizada pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. Os alunos premiados também vão receber certificados de participação emitido pelo Palácio do Governo, assim como os professores orientadores e a escola.